logo RCN

É isso aí...

É difícil falar sobre a tal bendita reforma da previdência, já escutei de tudo um pouco.

Tem gente que diz que é realmente necessário fazer algo, que assim do jeito que está não dá para continuar. E eu até concordo, mas convenhamos que a proposta apresentada deixa grande parte da população indignada. Pelas mudanças propostas pelo governo Temer, será preciso trabalhar 49 anos para ter acesso à aposentadoria integral. Desta forma, para se aposentar aos 65 com aposentadoria integral, teríamos que começar a contribuir aos 16 anos de idade.

Dói no bolso

Esse lance de quando a Petrobrás anuncia redução no preço da gasolina e a gente nem sente no bolso é chato demais. Agora, pior ainda, é quando ela nem bem anuncia que vai ter aumento e os preços já subiram, aí sim, é que é chato e pior dói no bolso. O aumento desta semana pode fazer com que os preços dos combustíveis tenham alta, em média, R$ 0,12 o litro. Pode até parecer pouco, mas não é. E pior, isso é efeito dominó, sobe os combustíveis, sobe as passagens, sobe a corrida de taxi, sobe os preços no mercado, afinal o transporte fica mais caro. Não tem jeito, dói no bolso. Esse "presentinho" de fim de ano é um verdadeiro presente de grego.

Trem de Natal

O evento tradicional realizado pela Ferrovia Tereza Cristina já tem data para visitar Jaguaruna. O Papai Noel e seus ajudantes ferroviários irão percorrer 164 quilômetros, seguindo o trajeto pelos trilhos na quarta e quinta-feira da próxima semana. No dia 14, o Trem de Natal inicia o percurso em Siderópolis e tende a chegar em Jaguaruna no fim da tarde, com a última parada no bairro Congonhas, em Tubarão. No dia seguinte, o Papai Noel começará as atividades na Cidade Azul (a partir do Museu Ferroviário) e prosseguirá para a cidade portuária. Já tive o prazer de acompanhar esse percurso juntamente com toda a equipe na época em que era cinegrafista da Unisul TV. É maravilhoso ver a criançada na maior euforia a espera do Papai Noel. Para este ano está prevista a distribuição de mais de 500 quilos de balas e 20 mil brinquedos. 

Cocal Luz

O Cocal Luz abriu oficialmente a programação de Natal na última segunda-feira, 06, e durante a noite, principalmente, a decoração tem se tornado uma parada obrigatória para fazer registros fotográficos, prestigiar as apresentações e desfrutar de momentos de lazer. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, CDL, Coopercocal e parceiros. Até o dia 24 de dezembro uma série de atrações reunirá milhares de pessoas. 

Educação caindo

Os resultados do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), divulgados na manhã da última terça-feira, 06, mostram uma queda de pontuação nas três áreas avaliadas: ciências, leitura e matemática. A queda de pontuação também refletiu uma queda do Brasil no ranking mundial: o país ficou na 63ª posição em ciências, na 59ª em leitura e na 66ª colocação em matemática. O Brasil quase triplicou o orçamento da Educação nos últimos 13 anos e, mesmo assim, regrediu em qualidade da aprendizagem, ficando à frente apenas de Kosovo, Peru, Argélia, Macedônia. Fica claro que não basta apenas investir, tem que se investir de forma inteligente e acima de tudo valorizar o professor! E digo mais, em minha humilde opinião, o apoio familiar é de extrema importância na vida estudantil da criança. Se a criança vai pra escola, mas em casa ela não tem estímulo nenhum dos pais em prepará-la para aprender, fica muito difícil as coisas acontecerem. Para melhorar esses números, precisamos de investimentos inteligentes, professores valorizados e família presente!

Anterior

É isso aí...

Próximo

É isso aí...

Deixe seu comentário