logo RCN

Pilates na terceira idade

Não é de hoje que as pessoas na terceira idade estão buscando se manter mais ativas para cuidar cada vez mais da saúde. E o método Pilates é um grande aliado para ajudar nessa fase da vida, os mantendo com uma vida saudável.

Os idosos apresentam desgastes progressivos do corpo como um todo, e por isso merecem um olhar diferenciado na prática de qualquer tipo de esporte.

Durante o envelhecimento o organismo perde massa muscular, diminuindo assim o metabolismo e reduz a densidade óssea, tornando a pessoa bem mais vulnerável a inúmeras doenças na coluna, outras articulações e no coração.

O tempo provoca mudanças no metabolismo e essas mudanças não são apenas biológicas, físicas, mas são também mentais e emocionais. É difícil manter o mesmo ritmo de vida quando seu corpo já não o acompanha na mesma velocidade.

O método Pilates combina exercícios com baixo impacto, trabalha os músculos específicos a cada necessidade, a coordenação, o equilíbrio e o fortalecimento, além da conservação da massa muscular e condicionamento cardiovascular.

Trabalha principalmente corrigindo a postura, ativando a circulação e tencionando os músculos através de exercícios de alongamentos, que estimulam o corpo a obter uma maior flexibilidade, recuperando articulações propensas a artrose e dores generalizadas.

Confira mais especificamente outros benefícios para os idosos praticantes do Pilates:

 Alívio da dor

  Alívio do estresse

 Prevenção de lesões

 Melhora dos reflexos

 Melhora a mobilidade

 Melhora a flexibilidade

 Maior percepção dos movimentos

 Melhora do equilíbrio

 Melhora da velocidade de andar

 Melhora da autoestima

 Mantém o peso corporal

 Fortalece os músculos das pernas e costas

 Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea

 Ajuda no controle do Diabetes, artrite e doenças cardiovasculares

 Melhora as reações posturais.

Ventosaterapia Anterior

Ventosaterapia

Fibromialgia Próximo

Fibromialgia

Deixe seu comentário