logo RCN

10 alimentos que ajudam na sua saúde bucal

Compreender quais os efeitos da alimentação na saúde bucal pode fazer toda a diferença na prevenção de problemas e doenças periodontais. Alguns alimentos são considerados "detergentes" e contribuem para a remoção de sujeiras dos dentes, enquanto outros têm importante valor nutricional e suprem carências que podem causar sintomas na boca, como aftas, sangramento gengival e tendência a cáries, entre outros.

Com isso em mente, que tal conferir quais alimentos ajudam na saúde bucal?

Veja a seguir 10 exemplos!

1. Maçãs ajudam a limpar os dentes

A fruta age como uma aliada na prevenção de cáries e doenças gengivais porque é rica em fibras, auxilia na higienização natural dos dentes e aumenta o fluxo de saliva na boca, colaborando com a neutralização do pH da região.

2. Folhas escuras mantêm o pH da boca neutro

Esses alimentos ajudam a manter o pH da boca neutro e, consequentemente, a prevenir problemas como gengivite e cáries.

3. Chia é uma fonte rica em cálcio

Carências de cálcio no organismo podem gerar problemas como o enfraquecimento dos ossos e dos dentes, cáries e até mesmo perda dentária. Por essa e outras razões, é essencial obter o mineral por meio de dieta variada.

4. Brócolis possui ferro, que previne o desgaste do esmalte dos dentes

Além de conter cálcio, que é fundamental para a saúde dos ossos e dos dentes, o brócolis é uma boa fonte de ferro.

5. Queijos e iogurtes possuem cálcio e fósforo, que minimizam os riscos de cáries

Queijos e iogurtes são ricos em cálcio e fósforo, aumentam a produção de saliva, ajudam a neutralizar o pH da boca, minimizam os riscos de cáries e ainda contêm uma proteína chamada caseína, que participa da reparação do esmalte dentário.

6. Peixes são ricos em flúor

O mineral ajuda a prevenir a formação de cáries e placas bacterianas e pode ser encontrado em peixes de água salgada, como salmão, sardinha e atum, entre outros alimentos.

7. Morango previne o acúmulo de placa bacteriana

A fruta é rica em vitamina C, que tem poder antioxidante e ajuda a prevenir problemas como perda de massa óssea, acúmulo de placa bacteriana e inflamação na gengiva.

8. Gengibre tem propriedades anti-inflamatórias

 Assim como o morango, o ingrediente é antioxidante e tem propriedades anti-inflamatórias, que auxiliam no combate à gengivite e outras inflamações na boca.

9. Leite protege os dentes da acidez

Além de ser essencial para o fortalecimento de ossos e dentes, o leite ajuda a neutralizar o pH da boca e protege contra a acidez de substâncias como o açúcar.

10. Água ajuda a remover resíduos de outros alimentos

Beber água ajuda a "lavar" e remover resíduos de outros alimentos nos dentes, mantém a boca hidratada, estimula a salivação e ajuda a prevenir a proliferação de bactérias.

Anterior

Minha gengiva sangra quando uso fio dental: devo parar?

Próximo

Será que a periodontite pode ter ligação com o mal de Alzheimer?

Deixe seu comentário