logo RCN

Como escovar os dentes: quais movimentos com a escova dental devo fazer?

Aprender como escovar os dentes corretamente é essencial para evitar cáries, inflamações, problemas na gengiva e até mesmo mau hálito. Você sabia, por exemplo, que existe um jeito certo de movimentar a escova? Já se perguntou em que momento passar o fio dental - antes ou depois da escovação? Existe uma ordem certa para realizar a higiene bucal da maneira mais adequada. Confira o passo a passo para não cometer mais erros:

1. Comece pelo fio dental

O primeiro passo da higiene oral é remover restos de alimentos e possíveis placas bacterianas de locais mais difíceis de acessar na boca. Primeiramente, deve-se utilizar o fio dental entre os dentes, a fim de remover os resíduos que a escova não alcança.

2. Aprenda a escovar os dentes na direção correta

Algumas pessoas têm o hábito de escovar os dentes em movimentos circulares. No entanto, essa movimentação com a escova pode ser prejudicial para a gengiva a longo prazo. A escovação deve começar pelos dentes posteriores. Escova-se primeiramente as faces oclusais (em cima dos dentes), depois pela frente e por trás dos dentes. É importante escovar no sentido da gengiva para baixo.

3. Higiene bucal: escovação dos dentes deve durar no mínimo 5 minutos

Você sabia que também é importante escovar os dentes por um tempo mínimo? Caso você realize a higiene de forma muito rápida e superficial, será difícil remover todos os resíduos de maneira correta. Geralmente, uma boa higiene dura em média entre 5 e 10 minutos. É o tempo necessário para que se passe fio dental em todos os dentes e faça a escovação em todas as partes dos dentes.

4. Dê preferência à escova de cerdas macias

Optar pelo tipo de escova de dentes certo e maneirar na quantidade de creme dental também é importante para evitar problemas na gengiva. Realizar a higiene bucal de forma inadequada pode acarretar inflamações e outros problemas orais. Deve-se evitar a utilização de escovas de cerdas duras e fazer movimentos em direção contrária à gengiva, pois isso joga os resíduos para dentro dela, o que pode causar inflamação e até retração gengival.

5. Recorra ao enxaguante bucal para complementar a higiene oral

Para finalizar todo o processo de escovação, nada melhor que usar um enxaguante bucal para garantir frescor. Ele funciona como um complemento à escovação e pode trazer vários benefícios: auxilia na limpeza da língua, previne cáries, tártaros e inflamações e ainda garante bom hálito. Essa é a melhor maneira de finalizar a higiene oral. Em resumo, após usar o fio dental, o recomendado é fazer a escovação utilizando sempre uma escova macia, começando dos posteriores para os dentes anteriores. Concluída a escovação, você deve fazer bochecho com enxaguante bucal que contenha flúor.

Entenda como o álcool pode ser prejudicial para a saúde bucal Anterior

Entenda como o álcool pode ser prejudicial para a saúde bucal

Próximo

É possível ter cárie em próteses dentárias?

Deixe seu comentário