logo RCN

É possível tirar a cárie do dente em casa?

Tirar cárie sozinho em casa é uma dúvida recorrente em quem começa a sentir dor de dente, mas não quer ir ao dentista, seja por medo ou por qualquer outro motivo.

O que causa a cárie?

A cárie é uma doença infecto-contagiosa, de caráter crônico, causada pelo processo de desmineralização da superfície dental por ácidos orgânicos, provenientes da fermentação dos carboidratos da dieta pelas bactérias. Ou seja, as bactérias que existem normalmente na nossa boca produzem um ácido que corrói os dentes ao se alimentarem de restos de comida presentes na cavidade oral após as nossas refeições. Quando fica sem tratar por muito tempo, o ácido pode penetrar no dente e causar problemas nas camadas mais interiores, gerando mais transtornos.

É possível tirar a cárie do dente sozinho?

A resposta é não. O melhor a se fazer nos casos de cárie é procurar ajuda profissional. Mesmo que você tente, pode quebrar o dente, perfurar a boca e ainda piorar o problema. Ou seja, ter que refazer um dente por completo. Um profissional tem os instrumentos e a técnica. Dessa forma, ele remove a cárie, limpa e ainda deixa o dente como se fosse novo.

Todos esses processos só podem ser feitos com eficácia por um dentista habilitado e com todas as ferramentas corretas. Primeiro, é realizada a retirada do tecido contaminado, utilizando brocas e espátulas específicas. Dessa forma, é retirada toda a parte comprometida. São utilizados produtos para fazer a limpeza e o preparo da região para receber a restauração. Após ele ativar esses produtos com fotopolimerizador, são feitos incrementos de resina de 2mm em 2mm, e é realizada a anatomia do dente. A resina é ativada com o fotopolimerizador, e brocas são utilizadas para dar polimento e acabamento ao dente, evitando que a superfície fique rugosa ou áspera.

O que pode ser feito em casa contra a cárie?

Apesar de não haver como tirar cárie do dente sozinho em casa, há coisas que você pode fazer para evitar que o problema apareça. A principal delas é ter uma rotina de higiene bucal eficaz e diária. A melhor maneira de evitar as cáries é realizar a higiene bucal após todas as refeições, com fio dental, escova e pasta de dente, e complementá-la com idas ao dentista a cada três meses para a limpeza. Isso é o suficiente para você se ver livre das cáries. Além disso, você também pode diminuir a quantidade de carboidratos na sua dieta e beber mais água. A higienização da língua também colabora com a sua saúde bucal, já que diminui a presença de bactérias e de carboidrato na boca. Isso tudo evita a proliferação de bactérias na cavidade bucal.

5 dicas para fazer seu filho escovar os dentes todos os dias Anterior

5 dicas para fazer seu filho escovar os dentes todos os dias

Hipersalivação: quais as causas e consequências? Próximo

Hipersalivação: quais as causas e consequências?

Deixe seu comentário