logo RCN

Quanto mais espuma o creme dental fizer, melhor será a limpeza dos dentes?

A sensação que dá, geralmente, é de que quanto mais espuma estamos fazendo, mais limpos os dentes estão ficando, né?

O que você costuma priorizar na sua higiene bucal? Os dentistas garantem que o mais importante nesta hora é caprichar em todos os movimentos durante a escovação. Por outro lado, muita gente acredita que a quantidade de espuma feita pelo creme dental significa que está fazendo uma limpeza ainda melhor.

É necessário fazer tanta espuma?

Ao contrário do que pensam por aí, fazer bastante espuma durante a escovação não é sinônimo de uma boa higiene bucal. De acordo com os cirurgiões dentistas, esse fator é capaz até de atrapalhar na qualidade da limpeza. A alta quantidade de espuma obriga a pessoa a cuspir logo o excesso, fazendo com que ela encerre o ritual antes do tempo esperado.

Essa espuma surge pelo uso demasiado de creme dental. Muita gente não sabe, mas a porção necessária do produto a ser utilizada deve ser igual a um grão de ervilha. Depois, a escova e o próprio paciente serão responsáveis por todo o trabalho. Lembre-se também de que não é necessário molhar as cerdas ou o creme dental - esse é outro fator de prejudica na hora da limpeza.


Etapas para uma higiene bucal eficiente

Praticar sempre uma boa higiene bucal é importante para quem deseja ter um sorriso bonito e saudável. Problemas como a cárie, gengivite, tártaro e o mau hálito podem ser evitados a partir de uma rotina eficiente de cuidados. Portanto, para quem busca ter dentes brancos e um hálito fresco, o dentista indica os melhores cuidados. Uma boa escovação, o uso adequado do fio-dental e até a higiene da língua são fundamentais para alcançar a saúde bucal.

5 dicas importantes para a limpeza

1) Para ter uma higiene ainda melhor, é indicado fazer um bochecho com água antes da escovação. Isso é importante para eliminar os resíduos de alimentos que ficam na superfície do sorriso.

2) Não precisa encher a escova de creme dental. Um pouco, equivalente a um grão de ervilha, já é o suficiente. Procure escolher produtos que não são abrasivos.

3) A escovação deve ser realizada sempre no sentido contrário da gengiva. Feito de maneira inversa, você apenas estará levando toda a sujeira para ela.

4) O fio dental é outro detalhe importante para quem busca uma limpeza completa. É fundamental para prevenir diversas doenças orais, além de promover uma higiene mais eficiente.

5) A limpeza da língua é essencial para evitar o mau hálito. A halitose (mau hálito) está relacionada à presença da saburra, um tipo de placa bacteriana formada sobre a língua. Faça isso com a escova ou com limpadores.

Anterior

Será que a periodontite pode ter ligação com o mal de Alzheimer?

Próximo

Fechamento do diastema

Deixe seu comentário