logo RCN

Que tratamentos bucais grávidas podem fazer?

O tratamento odontológico para gestantes causa muitas dúvidas. Durante o período da gestação, é comum que a mulher tome mais cuidado com os tipos de tratamentos que pode fazer como uma maneira de proteger o desenvolvimento saudável do feto. Porém, em alguns casos, é necessário fazer intervenções odontológicas para não prolongar o sofrimento da mamãe, o que pode causar até mesmo partos prematuros. A seguir, estão listados alguns procedimentos odontológicos que mulheres grávidas podem fazer após conversar com o dentista e o obstetra. Confira:

A limpeza dental é importante para manter as gengivas saudáveis

Por conta das alterações hormonais durante a gravidez, é comum que a mulher tenha mais propensão ao sangramento gengival. Uma boa maneira de evitar esse problema é através da higiene bucal diária com fio dental.

Extração de dente precisa de cuidados especiais

O ideal é que a gestante evite arrancar dentes antes do parto, mas, dependendo do caso, manter o dente que precisa ser arrancado pode ser pior para a paciente do que removê-lo. Dentistas recomendam que as gestantes aguardem pelo menos até o segundo trimestre da gravidez para fazer o procedimento.

Aplicação de flúor é essencial para a saúde bucal da gestante

Não há impeditivo para as mulheres grávidas receberem aplicação de flúor tópico sobre os dentes. Durante a gestação, é importante que ela não tome nenhum suplemento do elemento, mas a aplicação local não causa nenhum malefício para o bebê.

Grávidas podem manter o tratamento ortodôntico

Não há contraindicação para que uma gestante continue um tratamento ortodôntico que ela iniciou antes de engravidar.

Nome dos dentes: você sabe quais são e quais as funções de cada um? Anterior

Nome dos dentes: você sabe quais são e quais as funções de cada um?

5 dicas para fazer seu filho escovar os dentes todos os dias Próximo

5 dicas para fazer seu filho escovar os dentes todos os dias

Deixe seu comentário