logo RCN

Novembro Azul: Câncer de próstata

O Movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) e Ministério da Saúde (MS) aproveitaram as celebrações em torno do Novembro Azul para divulgar ações importantes para que o homem cuide da sua saúde, inclusive em relação ao câncer de próstata.

O que é a próstata?

É uma glândula presente nos homens, localizada na frente do reto, abaixo do canal da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). A próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. A glândula da próstata aumenta seu tamanho com o avanço da idade. Por isso, a importância de fazer seu exame da próstata principalmente após 50 anos de idade onde é mais comumente encontrar sua disfunção.

O que é câncer de próstata?

Durante toda a vida, as células se multiplicam, substituindo as mais antigas por novas. Mas, em alguns casos, pode acontecer um crescimento descontrolado de células, formando tumores que podem ser benignos ou câncer.

Quais principais exames utilizados para investigar o câncer de próstata?

Exame de toque retal

O médico avaliado tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata

Exame de sangue PSA

É um exame que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata. Esse exame der sangue não exige jejum alimentar, no entanto, deve se seguir outras orientações importantes para sua coleta. Seus níveis altos podem significar câncer, como também doenças benignas da próstata.

Qual confirma o câncer de próstata?

A confirmação ocorre através do exame de biopsia, quando o médico retira pequenas proporções (pedaços) da próstata para serem analisados. Porem ela só é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal.

Principais sintomas que algo está errado:

Dificuldade de urinar

Diminuição do jato urinário

Demora em começar e terminar de urinar;

Sangue na urina;

Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite;

Importante destacar, que em alguns casos podem ocorrer sintomas semelhantes e ser apenas uma prostatite que é apenas uma inflamação na próstata, geralmente causada por bactérias, uma infecção urinária, por exemplo.

O ideal é buscar o auxílio de um profissional capacitado em urologia para tirar todas as dúvidas sobre os sintomas que acometem a próstata.

Sempre procure um médico para receber o melhor tratamento e sanar o problema o quanto antes.


Novembro Azul: Câncer de próstata Anterior

Novembro Azul: Câncer de próstata

Próximo

Mês de prevenção ao suicídio e a relação com os níveis de hormônio da serotonina

Deixe seu comentário