Sexta-feira, 18 de outubro de 2024
Tubarão
26 °C
15 °C
Fechar [x]
Tubarão
26 °C
15 °C

COLUNISTAS

Aleitamento materno e seus benefícios para a saúde bucal da criança

22/11/2022 19h25 | Por: Dr. Cláudio Rogério

Um dos momentos de maior intimidade entre mãe e seu bebê é a hora da amamentação. Mais do que um ato de amor, é também demonstração de afeto, cuidado e nutrição. Sem dúvida, é o alimento mais completo do ponto de vista nutricional, pois possui todas as vitaminas, proteínas, água e demais substâncias necessárias para o desenvolvimento da criança que está iniciando sua vida. As crianças que são amamentadas nos primeiros seis meses de vida se tornam resistentes a infecções, doenças e até mesmo complicações mais simples, como a cólica.

Amamentação e saúde bucal

O ato de sugar o leite é muito importante para o desenvolvimento da dentição do bebê, fazendo com que os dentes se encaixem de forma adequada. Além disso, também estimula o desenvolvimento da musculatura da boca e da face, que depois irá refletir em outros movimentos como a fala e a respiração.

É importante lembrar os cuidados com a higiene bucal da criança. Mesmo ainda sem dentes formados é importante que, diariamente, seja feita uma limpeza na gengiva e língua da criança com uma gaze umedecida após cada mamada. Dessa forma, você evita o acúmulo do leite nos cantinhos da boca do bebê e garante que os dentes de leite nasçam mais fortes e saudáveis. A utilização da escova de dente ideal só será preciso quando surgirem os dentinhos. É bom destacar também o tempo recomendado para a amamentação. O ideal é até seis meses de idade, mas pode ser mais que isso. Quando não for possível, deve ser de, no mínimo, quatro meses.

Outros benefícios

- O leite materno possui anticorpos que dão imunidade para a criança contra doenças, protegendo-as até que seu sistema imunológico esteja desenvolvido;

- Por ser facilmente digerido, evita que a criança tenha diarreia ou prisão de ventre;

- Além do bebê, a mãe também tem benefícios do aleitamento. Além de queimar muitas calorias, alivia o estresse e protege de doenças como a osteoporose.

Os primeiros alimentos sólidos

A introdução de novos alimentos deve ser realizada quando o bebê tem seis meses, época em que somente o leite já não é suficiente para as suas necessidades nutricionais. Os primeiros alimentos sólidos podem variar entre legumes, frutas, mingaus, carne, ovo e peixe. O ideal é que seja seguida uma ordem, pois isso ajuda o bebê a ter boa digestão.

Independente da idade, é fundamental que comecem a ingerir as papinhas com glúten entre os seis e sete meses de vida para evitar a intolerância. Assim seu bebê terá todo o suporte de que precisa para dar aquele sorriso lindo que você tanto gosta de ver!

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!