É importante destacar que o tempo de nascimento dos dentes de leite varia de acordo com a criança. Ainda assim, o início e o fim da erupção da dentição decídua costuma ocorrer em um período de 3 ou 4 anos. Os primeiros dentes costumam apontar por volta dos 6 meses de vida do bebê, e os demais vão surgindo sucessivamente. Algumas crianças podem completar esse processo mais rapidamente que outras. Mas, no geral, todos os 20 dentes nascem até os quatro anos de idade.
Vale relembrar que as arcadas superior e inferior da criança contêm em média, cada uma, 10 dentes de leite: 2 incisivos centrais; 2 incisivos laterais; 2 caninos; 2 primeiros molares e 2 segundos molares.
Confira abaixo o período estimado de nascimento para cada um desses dentes:
Com quantos anos começam a cair os dentes de leite?
O período de queda dos dentes decíduos, que serve para abrir espaço para o nascimento dos dentes permanentes, costuma ocorrer durante cerca de 7 anos.
Como higienizar os dentes decíduos?
Você sabia que é necessário iniciar a higiene bucal do bebê desde o nascimento do primeiro dente? O processo de higienização dos dentes de leite é o mesmo para os permanentes. O paciente deve usar escovas de cerdas macias, creme dental com indicação para a sua faixa etária e fio dental.
Quantos são os dentes permanentes?
Um ponto curioso é que o número de dentes permanentes é bem maior que o de decíduos. Afinal, o maxilar da criança continua crescendo e se desenvolvendo com o tempo, o que permite o nascimento e a melhor organização da dentição definitiva. Na fase adulta, o ideal é que tenhamos 32 dentes permanentes. Ou seja, 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares, contando com os quatros sisos.
Saúde bucal
Com atuação em Tubarão e Treze de Maio, o dentista compartilha informações necessárias sobre saúde bucal e as melhores dicas para manter o sorriso em dia