Sexta-feira, 25 de abril de 2025
Tubarão
35 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
35 °C
19 °C

COLUNISTAS

Impressão 3D

22/04/2025 22h16 | Atualizada em 22/04/2025 22h17 | Por: Dr. Cláudio Rogério

A impressão 3D pode ser definida como uma abordagem para fabricação de objetos. O processo é mais corretamente descrito como manufatura aditiva e também é conhecido como prototipagem rápida. 

Apesar de não ser exatamente moderna, essa tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço em diversos setores, entre eles o odontológico. 

Vamos esclarecer algumas dúvidas:

É possível utilizar materiais obtidos por impressão 3D diretamente no paciente?

Entre as diversas aplicações em Odontologia e Cirurgia Oral e Maxilofacial nas quais a impressão 3D já é uma realidade, podemos mencionar a fabricação de modelos médicos, confecção de guias cirúrgicos, manufaturação de copings de coroas e/ou infra-estruturas protéticas, fabricação de modelos odontológicos para odontologia restauradora, ortodontia digital, implantes dentários e implantes oromaxilofaciais. De fato, hoje já é possível fabricar próteses totais completas, inclusive os dentes, através de impressão 3D.

Agora é possível imprimir os mais diversos tipos de materiais e aplicar intraoralmente, com a qualidade inerente dos demais produtos.

Dentes impressos em 3D: mito ou realidade?

Sim, já é possível repor dentes individuais por meio da impressão 3D! Caso um dente precise ser extraído, o dentista pode escanear sua forma e tamanho e imprimir uma cópia exata utilizando materiais como titânico e zircônia, servindo como alternativa totalmente personalizada aos tradicionais implantes dentários. Em uma escala menor, também é possível imprimir porções de dentes, coroas definitivas e provisórias de maneira rápida e personalizada.

Mesmo sabendo que hoje já é possível imprimir dentes em 3D o dentista pode, e deve, se questionar se tal tecnologia é realmente confiável.

Posso imprimir dentes com características estéticas?

Uma das principais preocupações, tanto de dentistas quanto dos pacientes, é que o dente tenha tonalidade natural e formato idêntico aos demais dentes na boca. Por isso, o dentista deve considerar as características individuais do dente a ser restaurado.

Com base na análise do formato, tamanho e tonalidade dos dentes, o dentista projeta a peça, envia os dados para a impressora e ela confecciona da forma como foi estabelecido. 

Geralmente os dentistas usam a porcelana, o policarbonato, a safira e a resina para impressão 3D. Já existe no mercado resinas para impressão 3D com cor de dente natural e que podem ser utilizadas para confecção de coroas provisórias.

Além disso, apresenta baixa viscosidade, o que facilita a limpeza do equipamento, e é ainda livre de acrilatos, o que faz com que possuam menor toxicidade e menor odor que as disponíveis atualmente.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - WhatsApp (48) 9 9219-5772

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!