Sexta-feira, 18 de outubro de 2024
Tubarão
26 °C
15 °C
Fechar [x]
Tubarão
26 °C
15 °C

COLUNISTAS

Saiba por que acontece o insucesso do implante dentário?

29/08/2023 20h20 | Atualizada em 29/08/2023 20h20 | Por: Dr. Cláudio Rogério

Um implante dentário é um verdadeiro sonho de consumo para muitas pessoas. Nada mais natural, já que um procedimento como esse devolve facilidades mastigatórias, respiratórias e até mesmo fonéticas para muitos pacientes. Isso tudo sem contar a possibilidade maior de manter a saúde e estética bucal em dia.

Ainda assim, algo assombra muitos interessados: a chance de insucesso. Embora não seja muito comum, a simples possibilidade de acontecer já faz com que muitos interessados desistam. 

Existe alguma chance de ele não ser bem-sucedido?

A evolução tecnológica trouxe melhoria em muitos processos, e não é diferente no caso do implante dentário. Embora algumas pessoas insistam em pensar que o organismo vai reconhecer o novo dente como um corpo estranho e fazer de tudo para excluí-lo por meio do sistema imunológico, não é bem assim que tudo acontece.

Como o pino utilizado no processo é de titânio (ao menos na maioria das vezes), as chances de complicações são reduzidas, pois o elemento é biocompatível e muito bem aceito pelo organismo. Prova disso é que materiais com titânio são usados em muitos tratamentos médicos, como na ortopedia. Isso significa que ele se integra sem grandes dificuldades.

Ainda assim, algumas situações podem, sim, favorecer a perda do implante ou trazer complicações. Entre elas, a principal que podemos destacar é a falta de osseointegração.

Como é um processo natural do organismo, ele pode demorar de 4 a 6 meses depois da cirurgia de implante dentário, mas faz com que o organismo se mobilize para regenerar a parte que foi perfurada. Considerando que o pino fica no local da perfuração, a osseointegração deve acontecer ao seu redor, garantindo que o novo dente permaneça no lugar correto. Quando isso não acontece ele pode ficar maleável e, por consequência, cair. 

A osseointegração pode ser impactada por algumas situações. Veja algumas situações abaixo:

• Bruxismo
• Diabetes não controlada
• Tabagismo
• Doenças periodontais e sistêmicas
• Falta de qualidade óssea
• Higienização de baixa qualidade. 

Como agir em caso de insucesso?

Caso você vivencie a perda de um implante dentário, não se preocupe e, o quanto antes, entre em contato com o seu dentista.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!