O futebol da Cidade Azul em 2025 é total decepção para o torcedor tricolor e colorado. Me refiro ao rebaixamento do Hercílio Luz, que praticamente, através da sua gestão, só não fechou as portas. O grupo que controla a SAF segue no mercado em busca de repassar o clube para um novo grupo de investidores. Do outro lado dos trilhos, a expectativa do acesso implodiu o futebol do clube, que sequer chegou às semifinais. O desmanche do departamento de futebol criou uma nova expectativa na Copa SC, o que novamente não se concretizou. Com remotas chances de classificação, levou quatro do Criciúma em pleno Domingos Silveira González, frustrando o seu apaixonado torcedor.
Talvez Série A em 2027
E quem mais sofre com essa situação são os torcedores do Leão do Sul e do Peixe. Ambos irão buscar na deficitária segunda divisão uma vaga na Série A em 2027. Para complicar, teremos redução de datas nos estaduais. O alento é a disputa de uma competição nacional em 2028, sim, estou falando que daqui a três anos o futebol da Cidade Azul poderá retornar à Serie D do Brasileiro por conta da alteração de 64 para 92 clubes, que deverá ser confirmada pela CBF nos próximos dias.
O retorno de Nasareno
Pela formação do grupo A desta Copa Santa Catarina, eu tinha a convicção que o Peixe iria brigar pela segunda vaga de forma direta com o Caravaggio. Me enganei feio. Sem caça às bruxas, mas se tem um nome para reorganizar o futebol do Tubarão é Nasareno Silva, porém, a atual gestão achou caro o investimento no profissional. Mas tem que recorrer a ele. Resta saber se ele ainda vai estar disponível para isso. Ainda dá tempo para reparar o erro.
Copa SC Sub-16
Na manhã do último sábado Criciúma e Hercílio Luz ficaram em igualdade por 2 a 2 no CT Antenor Angeloni, em Criciúma. O empate foi o primeiro ponto do Leão em quatro jogos, o qual volta a campo hoje, em Araranguá, enfrentando o Irmã Carmem. No sábado encerra a sua participação recebendo o Profut no Aníbal Torres Costa. Com essa participação o clube não corre mais risco de ficar de fora da disputa da Série B em 2026.

Esporte
Um dos principais nomes do jornalismo esportivo da região, o colunista traz notas exclusivas e o seu olhar atento sobre tudo o que rola dentro e fora das quatro linhas