O trabalho com crianças e adolescentes na iniciação esportiva precisa de estudo, empenho e dedicação. Muitas vezes, nesta área o profissional é mais valorizado quando é ex-atleta, que busca a qualificação profissional e procura o seu antigo clube para desempenhar a função de treinador. É o caso do professor Vinicius Vargas Teixeira, que completa em 2023 cinco anos de trabalho na Associação Desportiva do Futsal Tubaronense (ADFT). “Fui atleta do sub-11 até o sub-17. Anos depois, quase formado, retornei para ser estagiário e auxiliar nas categorias de base da ADFT e, desde então, não saí mais do clube”, comenta.
Atleta e apoio da família
O treinador tem 28 anos, é formado em Educação Física na UniSul e, atualmente, cursa pós-graduação em Futsal. Os primeiros passos na carreira foram pelo incentivo do pai, o professor de Educação Física e ex-diretor da antiga Comissão Municipal de Esportes (CME) de Tubarão Stélio Dias Teixeira. Além do trabalho no futsal, Vinicius se dedica ao futebol de campo, na escolinha do Maccari Football Center. Mas é na quadra que acumula títulos pela ADFT.
A conquista de títulos
No ano passado, foi campeão do regional de futsal, competição promovida pelo Instituto Adesc, nas categorias sub-9 e sub-15. Na Copa Braço do Norte de Futsal, foi campeão no sub-14 e vice-campeão no sub-12. Como toda profissão tem os momentos de altos e baixos, Vinicius destaca que o período mais difícil foi na pandemia. “A gente não sabia como seria o trabalho, ficamos vários meses sem treinar, fizemos treinos por vídeo. Mas, graças a Deus, conseguimos superar esse momento.”
Ariel Lanzini é desligado do Leão
O Hercílio Luz FC SAF informou segunda-feira, no início da tarde, o desligamento do técnico da equipe sub-20, Ariel Lanzini. Contratado na saída do técnico Filipe Mattos após o vice-campeonato da Copa Santa Catarina Sub-20, Lanzini conquistou com o clube a vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, após conquistar o vice-campeonato da Série A – Sub-20. Ao todo foram 25 jogos com 12 vitórias no comando do sub-20. Na suspensão do treinador Raul Cabral assumiu uma partida e também venceu. Na atual temporada, após a excelente participação na Copinha, Lanzini, em quatro jogos na Série A/Sub-20, venceu na estreia o Concórdia por 2 a 1. Na sequência foram três derrotas, Barra (2 a 0), Figueirense (2 a 1) e Chapecoense (5 a 1), diante dos cardeais colorados, já que a partida foi disputada no Aníbal Costa.
Esporte
Um dos principais nomes do jornalismo esportivo da região, o colunista traz notas exclusivas e o seu olhar atento sobre tudo o que rola dentro e fora das quatro linhas