Conforme antecipamos na semana passada, no sábado foi realizado o conselho técnico do Campeonato Catarinense Série Ouro. A competição reunirá 10 clubes, com novo formato de competição, e com o Tubarão confirmado na Copa Sul, que terá sede em Santa Catarina e será realizada em setembro. As novidades são Atlético de Itapema e Camboriú; permanecem o Apaff (Florianópolis) e São Francisco; com os clubes da Liga Futsal, Jaraguá; Joaçaba; Jec/Krona; Tubarão e Blumenau. Na primeira fase, os clubes se reúnem para disputar nove rodadas. Os oito primeiros avançam para o quadrangular, em jogos de ida e volta, com os dois melhores de cada grupo se enfrentando nas semifinais e finais. A previsão é iniciar a competição em 11 de abril.
Clubes na bronca com a LTF
O campeonato mais tradicional de futebol amador, promovido pela Liga Tubaronense de Futebol (LTF), tem tudo para ser esvaziado já na edição de 2023. Cerca de oito clubes deverão disputar a primeira Copa Tubarão de clubes amadores, inclusive duas empresas já demonstraram interesse em apoiar financeiramente a competição. Estou buscando identificar o motivo da insatisfação dos clubes. Atualmente a LTF recebe do município de Tubarão, através de um termo de fomento, o montante de R$ 80 mil. O valor cobre arbitragem de toda a competição, uniforme para a categoria principal, duas bolas e bolsa de massagem. Isso isenta os clubes de terem esse custo na participação, sem pagar taxa de inscrição para a competição. Situação que terá desdobramentos às vésperas da eleição da entidade. Os clubes é que fazem a entidade crescer. Se tem algo errado, está na hora de sentar para conversar, mas de espírito desarmado, pensando no melhor para ambos os lados, não só da entidade.
Sharks Basket feminino
A equipe de basquete que representa Tubarão conta com novo projeto, fomentando o esporte na categoria feminina da região. A modalidade será desenvolvida em horários específicos, no Ginásio de Esportes Univinte, em Capivari de Baixo. Pelas manhãs, as turmas vão funcionar às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h. Durante as tardes, os treinamentos acontecem todas as segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 15h, e também nas sextas-feiras, das 15h às 16h. Os horários são destinados a meninas de 11 a 16 anos. A participação é gratuita, basta comparecer no ginásio nos dias de aula. Uma equipe adulta feminina está em estudo.
Esporte
Um dos principais nomes do jornalismo esportivo da região, o colunista traz notas exclusivas e o seu olhar atento sobre tudo o que rola dentro e fora das quatro linhas