Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Tubarão
35 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
35 °C
19 °C

COLUNISTAS

Fim da era Raul Cabral

21/11/2023 21h36 | Atualizada em 21/11/2023 21h36 | Por: Eduardo Ventura

A decisão anunciada pelos gestores do Hercílio Luz FC/SAF foi divulgada na última sexta-feira por volta das 14h. Foram 830 dias no comando do clube. Para um time do nível do Hercílio Luz é algo extraordinário, mas alguns vão pensar: “foi bom enquanto durou”, “já vai tarde” e por aí vai. A nota emitida pelo clube nas redes sociais não só demitiu Raul Cabral e toda a sua comissão técnica, mas o gerente de futebol, Felipe Gil. Erros e acertos? Fica a critério de quem demitiu. Na minha modesta opinião, mais acertos do que erros, pois, no mesmo dia, o Hercílio anunciou a obtenção do certificado de clube formador expedido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). É o sexto clube catarinense a conseguir o certificado. Era também um documento que o departamento de futebol perseguia diuturnamente, pois se organizou para isso. 

O legado de Cabral

O trabalho longevo de Cabral e sua comissão deixou números expressivos para um clube de futebol que não tinha participação em nenhuma “divisão” do futebol brasileiro. Foram 77 jogos, 38 vitórias, 24 empates e 15 derrotas, com 93 gols marcados, 60 sofridos e aproveitamento de 59,74%. O trabalho ficou negativo pela não obtenção da passagem para a final da Copa Santa Catarina. O presidente e administrador da SAF, Vinicius Gaidzinski, não se manifestou e, pelo modo discreto de ser, não irá verbalizar a decisão da demissão de todos. A medida tem que ser encarada como novo ciclo para o clube que ele administra, pois os profissionais que vierem serão cobrados da mesma forma que Cabral, Gil e comissão. Ou seja, a pressão será ainda maior pela conquista de títulos. De cara, o “novo futebol colorado” terá pela frente apenas a disputa do Campeonato Catarinense Série A e, com ele, os seus desafios.

Renovação do elenco

Cabe ainda nesta fase, antes de retomar os trabalhos em 4 de dezembro, uma avaliação do elenco colorado. Alguns atletas, com a saída de Raul Cabral, já manifestaram o desejo de deixar o clube mesmo com contrato vigente. A decisão é do atleta, em concordância com o empresário, mas a última palavra é do time. Outros seguem confiantes da sequência do trabalho realizado. E outros poderão ter mais oportunidades. Parafraseando Caio Maximiano, “futebol não é ciência exata”.

CEFF Day

O Centro de Formação Futsal e Futebol (CEFF) se prepara para a segunda edição do CEFF Day, evento que reúne os atletas e pais num dia de recreação e confraternização. Será em 9 de dezembro, a partir das 14h, na Associação dos Ferroviários, em Oficinas. O Centro de Formação atende crianças e adolescentes, dos 5 aos 17 anos, na quadra e no futsal. A novidade desta segunda edição é a presença de atletas de entidades parceiras. A noite gastronômica será limitada a 200 pessoas. Pais ou responsáveis podem buscar informações pelo WhatsApp do CEFF (48) 9 9925–8450. Os atletas já começaram a receber o formulário de confirmação. Sem dúvida, será um evento com muitas surpresas e a ilustre presença do Papai Noel.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!