Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025
Tubarão
35 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
35 °C
19 °C

COLUNISTAS

Vamos a Araraquara, por Caio Maximiano (interino)   

25/07/2023 20h39 | Atualizada em 25/07/2023 20h39 | Por: Eduardo Ventura

Tudo levava a crer que o adversário colorado seria a Inter de Limeira, mas o time de Limeira acabou surpreendendo ao vencer o líder Patrocinense na última rodada. Com isso, o destino do Hercílio será Araraquara, no interior de São Paulo, para encarar a Ferroviária. Serão jogos difíceis. A equipe comandada pelo técnico Alexandre Lopes tem como um dos destaques o atacante Batista, ex-Tubarão. São dois jogos e dois gols, incluindo o da classificação contra o Operário, no Mato Grosso do Sul. Quarto colocado do grupo A-7, o time grená fez 20 pontos, com cinco vitórias, cinco empates e quatro derrotas. O primeiro jogo será na bela Fonte Luminosa e a decisão no Aníbal Costa. Datas e horários serão divulgados nos próximos dias. Os outros confrontos envolvendo os grupos A-7 e A-8 são: Patrocinense x Brasil, Caxias x Inter de Limeira e Maringá x Camboriú.

Entre os cinco melhores

Com os 448 jogos da fase de grupos finalizados, o Hercílio Luz conheceu a sua posição na classificação geral da primeira fase da Série D. Com oito vitórias e apenas uma derrota em 14 partidas, a equipe colorada emplacou a quinta melhor campanha geral. O time de Tubarão ficou atrás apenas de Ferroviário-CE, com 36 pontos, seguido de Nacional-AM, com 30, além de Athletic-MG e Portuguesa-RJ, com os mesmos 29 pontos do Hercílio, à frente pelos critérios de desempate. Adversário da próxima fase, a Ferroviária teve apenas a 29ª melhor campanha. Possíveis oponentes nas oitavas, Democrata-MG e Anápolis-GO tiveram a 10ª e 11ª melhor, respectivamente, com 25 pontos. No mata-mata, a pontuação geral segue valendo para definir o mando de campo até a decisão.

Reedição do Ferro-Luz

Aos mais saudosistas, o confronto da segunda fase da Série D entre Hercílio Luz e Ferroviária irá resgatar a memória do famoso clássico Ferro-Luz, a maior rivalidade da história do futebol tubaronense. O confronto, que em décadas passadas foi responsável por lotar as arquibancadas do Aníbal Costa e do Monumental da Vila, ganha um novo contexto, agora envolvendo uma equipe paulista, cujas origens são as mesmas do extinto Ferroviário Esporte Clube: a estrada de ferro. A Ferroviária foi fundada na década de 50 por engenheiros e servidores da Estrada de Ferro Araraquara (EFA). O Ferro-Luz dos tempos modernos também marca o encontro de duas SAFs constituídas no ano passado.

Paulistas x tubaronenses

Em edições anteriores da Série D, paulistas e tubaronenses se enfrentaram algumas vezes. Em 2018, contra a própria Ferroviária, o Tubarão levou a melhor nas duas partidas, tanto em Araraquara, por 2 a 1, quanto em Tubarão, por 1 a 0. O Hercílio Luz, por sua vez, enfrentou o Novorizontino - hoje líder da Série B - em 2019. O time colorado saiu derrotado nas duas partidas; 2 a 1 no Aníbal Costa e 1 a 0 no Jorge Ismael de Biasi. O retrospecto é equilibrado, mas o Leão do Sul tem tudo para colocar os tubaronenses em vantagem nestes números.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!