Segunda-feira, 16 de setembro de 2024
Tubarão
20 °C
13 °C
Fechar [x]
Tubarão
20 °C
13 °C

COLUNISTAS

Automação residencial: como deixar sua casa inteligente gastando pouco

27/08/2024 21h57 | Atualizada em 27/08/2024 21h57 | Por: Fernanda Favarin

Cada vez mais o mercado de arquitetura e decoração vem avançando no quesito tecnologia e inovação, mudando a maneira como vivemos.

Com as rotinas aceleradas, a automação residencial se tornou aliada para otimizar tarefas e garantir mais conforto e segurança, pois basta dizer algumas palavras ou programar determinada atividade para realizar tarefas em segundos. Mas surge a dúvida: como posso transformar minha casa em um espaço inteligente?

Muitos acreditam que transformar uma casa já pronta em uma casa inteligente exige reforma completa e alto investimento. Hoje em dia, qualquer casa pode ser inteligente, mesmo as mais antigas.

Com produtos simples e acessíveis, é possível, através de dispositivos inteligentes (como a famosa Alexa), integrar qualquer ambiente por meio de dispositivos móveis ou assistentes de voz. Existem diversas opções acessíveis e fáceis de instalar, que se adaptam a qualquer tipo de casa e orçamento. Mas por onde começar?

Primeiramente é necessário planejamento inicial, no qual serão avaliadas as necessidades de cada morador e o que ele gostaria de automatizar, como iluminação, segurança, temperatura ou entretenimento.

O segundo passo é definir o orçamento, analisando quanto você está disposto a investir. Há soluções para diversos orçamentos, desde simples lâmpadas inteligentes até sistemas completos de automação. Com isso definido, é necessário escolher qual dispositivo inteligente será utilizado (como Alexa, Google Home ou Apple HomeKit).

Com o dispositivo escolhido, você pode começar a transformar sua casa em um espaço inteligente de maneira gradual, adaptando-se ao ritmo da sua rotina e às suas necessidades.

Uma boa maneira de começar é automatizando a iluminação. Substitua lâmpadas tradicionais por lâmpadas inteligentes, que permitem controlar a intensidade e a cor da luz através de comandos de voz ou aplicativos. Além disso, instalar interruptores inteligentes nos permite criar cenas e horários programados para acender ou apagar as luzes, economizando energia e aumentando o conforto.

Outro ponto essencial é a segurança. Instalar câmeras de segurança inteligentes e sensores de movimento que enviam alertas para o celular garante tranquilidade mesmo quando você não está em casa. Fechaduras inteligentes também são ótima opção, permitindo trancar e destrancar portas remotamente, além de monitorar quem entra e sai da casa.

Na questão de climatização, com os termostatos inteligentes conseguimos ajustar a temperatura de casa remotamente, garantindo sempre o conforto térmico. É possível também integrar sistemas de som e TV a assistentes de voz. Dessa forma você pode controlar a música e os filmes, por exemplo, e até configurar cenas de cinema, tudo com um simples comando de voz.

Você não precisa fazer tudo de uma vez! Uma vez que os dispositivos básicos estejam funcionando, você pode continuar aumentando e personalizando a automação conforme suas necessidades e orçamento. A grande vantagem que a tecnologia nos oferece é a versatilidade, permitindo adaptações contínuas que atendam ao seu estilo de vida.

Fernanda Favarin

Arquitetura

Arquitetura e design de interiores são elementos fundamentais na criação de espaços que atendam às necessidades e desejos de quem permanece no ambiente. Aqui a arquiteta Fernanda Favarin (@fernandafavarin.arquiteta) vai apresentar a você um mundo repleto de design, criatividade e inovação, com o que há de mais atual no setor

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!