A pele é o maior órgão do corpo humano e reflete diretamente nossa saúde, nossos hábitos e o passar do tempo. Entre as principais queixas nos consultórios dermatológicos, o surgimento de manchas é uma das mais comuns. Mas, afinal, por que elas aparecem?
As manchas na pele são resultado de uma produção irregular de melanina — o pigmento que dá cor à nossa pele, cabelos e olhos. Quando a melanina é produzida em excesso ou de forma desorganizada, surgem áreas mais escuras ou mais claras que o tom natural da pele. Diversos fatores podem desencadear esse processo.
Um dos principais vilões é o sol. A exposição solar sem proteção adequada estimula a produção de melanina como forma de defesa, o que pode gerar manchas, especialmente em quem já tem predisposição genética. Além disso, os raios ultravioleta (UV) danificam as células da pele, acelerando o envelhecimento e facilitando o surgimento de irregularidades na pigmentação.
Manchas
Alterações hormonais também desempenham um papel importante. Durante a gravidez, por exemplo, muitas mulheres desenvolvem o melasma — uma condição caracterizada por manchas amarronzadas, especialmente no rosto. O uso de anticoncepcionais e a terapia de reposição hormonal podem ter efeitos semelhantes.
Processos inflamatórios, como acne, alergias, cortes e até procedimentos estéticos podem deixar marcas chamadas de hiperpigmentação pós-inflamatória. Nesses casos, o trauma ou a inflamação da pele estimula uma resposta exagerada da melanina.
O envelhecimento natural também traz consigo alterações na coloração da pele. As chamadas “manchas senis” ou “manchas de idade” aparecem com o passar dos anos, especialmente em áreas frequentemente expostas ao sol, como rosto, mãos e braços. Além desses fatores, doenças específicas como vitiligo (que causa manchas brancas) ou melasma, predisposição genética e até o uso de certos medicamentos podem influenciar o surgimento de manchas.
Tratamentos
A boa notícia é que hoje existem diversos tratamentos para amenizar ou eliminar essas alterações, como peelings químicos, lasers, microagulhamento e uso de cremes clareadores. Contudo, a prevenção continua sendo a melhor estratégia. O uso diário de protetor solar, cuidados com a saúde geral e acompanhamento dermatológico são essenciais para manter a pele bonita, saudável e uniforme. Valorizar a saúde da pele é mais do que uma questão estética: é cuidado com todo o corpo e com a autoestima.
Estética
Tudo para o seu bem-estar: aqui você encontra as melhores dicas para ficar por dentro das últimas tendências em estética