Terça-feira, 02 de setembro de 2025
Tubarão
25 °C
17 °C
Fechar [x]
Tubarão
25 °C
17 °C

COLUNISTAS

Decisão que nos muda de lugar

26/08/2025 21h18 | Atualizada em 26/08/2025 21h18 | Por: Luciane Tokarski

Não sei você, mas escuto frequentemente desculpas de pessoas queridas que não avançam na direção de sonhos, justificando-se pelas suas condições. E sempre faço perguntas para que enxerguem que são as decisões tomadas por elas mesmas que determinam as suas conquistas.

Quando olhamos para trás, relembramos momentos decisivos que mudaram o curso de nossa trajetória. Escolha pelo amor, pelo cônjuge, pela profissão, pelos estudos, por investimentos. As decisões mudam cursos e destinos. 

Em uma ministração recente, escutei novamente a parábola dos talentos, que está escrita na Bíblia. Ela conta a história de um homem que tinha três funcionários e a cada um confiou uma medida de “talentos”, que seriam recursos financeiros para que pudessem investi-los e aumentá-los. 

Quando o patrão retorna e senta para prestação de contas, o primeiro havia multiplicado bem e o recurso foi aumentado consideravelmente. O mesmo aconteceu com o segundo. Já o terceiro entregou apenas o valor que foi confiado a ele e justificou o cuidado que teve com o medo de perder, impossibilitando de tomar decisões simples. Claro que na parábola o que sentiu medo e ficou paralisado perdeu o emprego e a chance de ter recompensas. Os demais que investiram com coragem foram beneficiados. 

Sempre me lembro dessa lição e aprendo que devemos ser 100% responsáveis em nossas decisões. Aproveitar bem nosso talento, nosso dom, nossos pontos fortes, nossos recursos. É claro que observamos nossas condições no presente. Porém, a decisão de seguir firme pelo caminho proposto, com dignidade, respeitando limites e não usando os medos como desculpa, nos fará avançar e crescer. 

Isso não tem a ver apenas com dinheiro, até porque todos sabemos que ser rico de verdade não tem a ver com dinheiro, mas sim com momentos em que vemos a graça e o cuidado de Deus conosco, o carinho e respeito da família e amigos. É saber que viver uma vida com propósito é encontrar significado em servir, é trabalhar com o que gosta. E, para mim, o maior investimento de todos é ter Jesus como Senhor e Salvador. 

Nosso convite desta semana é que você tome as decisões, a partir de agora, baseado em convicções e fé, por você!

Luciane Tokarski

Investimento e desenvolvimento

Com atuação na área de investimentos há quase 20 anos, compartilha dicas e informações essenciais, com insights valiosos, para o desenvolvimento pessoal e profissional, com foco em rentabilidade sustentável

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!