Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026
Tubarão
32 °C
22 °C
Fechar [x]
Tubarão
32 °C
22 °C

COLUNISTAS

Dizer “não” também é investimento

17/02/2026 20h16 | Atualizada em 17/02/2026 20h16 | Por: Luciane Tokarski

No mundo dos investimentos, aprendemos desde cedo a buscar oportunidades, expansão, crescimento. Mas pouco se fala sobre uma habilidade igualmente estratégica: a capacidade de dizer não.

Nem tudo que é bom é bom pra nós. Nem toda proposta que cresce aos olhos sustenta o propósito.

A Bíblia traz um exemplo precioso sobre isso na história de Abraão e Ló. Diante da necessidade de separarem suas terras, Abraão - mesmo sendo o mais velho, o líder da família e o herdeiro da promessa - , dá a Ló o direito de escolher primeiro. Disse não ao seu direito de escolha. 

Ló olha, analisa e escolhe o vale mais fértil, mais verde, aparentemente mais promissor.

Abraão fica com o que sobra. Do ponto de vista racional, Ló fez um excelente negócio. Do ponto de vista espiritual e estratégico, Abraão fez um investimento maior.

Aqui mora uma lição poderosa:

• Às vezes, seguir é a melhor escolha.

• Às vezes, abrir mão agora é o que garante a expansão depois.

Abraão não investiu na terra mais bonita. Ele investiu na direção certa.

E aqui algo poderoso: decisões feitas apenas pela aparência tendem a custar caro a médio e longo prazo.

Dizer “não” para algo bom pode ser exatamente o “sim” necessário para algo melhor e mais alinhado conosco. 

Listei um passo a passo para fazer boas escolhas (inclusive financeiras):

1. Clareza de propósito
Antes de decidir, pergunte: isso conversa com quem eu sou e com onde quero chegar?

2. Avaliação de valores, não só de números
Retorno financeiro importa, mas princípios sustentam decisões duradouras.

3. Discernir o tempo
Nem tudo que é bom agora é bom para este momento da sua vida ou do seu negócio.

4. Ouvir conselhos certos
Escolhas sólidas raramente são feitas no isolamento.

5. Coragem para dizer não
Dizer não jamais é perda. Muitas vezes, é proteção. 

Investir bem não é apenas saber onde colocar recursos. É saber onde não colocar o coração, o tempo e a energia.

Luciane Tokarski

Investimento e desenvolvimento

Com atuação na área de investimentos há quase 20 anos, compartilha dicas e informações essenciais, com insights valiosos, para o desenvolvimento pessoal e profissional, com foco em rentabilidade sustentável

Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!