Sexta-feira, 02 de maio de 2025
Tubarão
35 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
35 °C
19 °C

COLUNISTAS

As 5 leis mais famosas do mundo - e o que elas ensinam para quem empreende

29/04/2025 21h04 | Atualizada em 29/04/2025 21h05 | Por: Maurício Dobiez

Empreender é uma arte, uma ciência... e, às vezes, uma batalha contra as próprias leis não escritas da vida. Existem alguns princípios universais que, embora tenham nascido em outras áreas, se encaixam perfeitamente no dia a dia de quem decide construir um negócio.

Hoje, quero trazer cinco das leis mais famosas do mundo e mostrar como elas podem ser verdadeiros manuais de sobrevivência para quem empreende.

1. Lei de Murphy
“Se algo pode dar errado, dará.”

Essa é clássica! Todo empreendedor já viveu situações em que, mesmo planejando tudo, um detalhe escapou e causou um problemão. A lição aqui é simples: não basta torcer para que tudo dê certo. É preciso se preparar para o que pode dar errado. Ter planos de contingência, manter a calma diante dos imprevistos e adotar uma postura preventiva no negócio são atitudes que fazem toda a diferença.

2. Lei de Kidlin
“Se você escrever um problema de forma clara, ele se resolverá por si mesmo.”

Muitas vezes, a dificuldade está em entender exatamente o que estamos enfrentando. A prática de colocar os problemas no papel, estruturá-los e analisá-los de maneira clara ajuda a encontrar soluções de forma quase natural. No mundo dos negócios, clareza é poder. Um problema bem definido já está meio resolvido.

3. Lei de Gilbert
“O maior problema em muitos projetos é a impossibilidade de conciliar trabalho e comunicação.”

Comunicação interna ruim é uma das maiores causas de falhas em empresas. Quando a equipe não se entende, os erros se multiplicam. É aquela história: “o combinado não sai caro”. 

4. Lei de Wilson
“Não há problema tão pequeno que, se ignorado, não se torne grande.”

É comum no empreendedorismo querer focar só nas grandes questões, mas a verdade é que são os pequenos detalhes que, se negligenciados, viram bolas de neve. Pequenas falhas em processos, pequenos atrasos em entregas, pequenos desencontros com clientes... tudo isso pode crescer e se tornar um grande problema. Empreender é ter atenção constante, até com o que parece mínimo.

5. Lei de Falkland
“Se não for necessário tomar uma decisão, é necessário não tomá-la.”

Empreendedores são, por natureza, tomadores de decisão. Mas nem sempre agir rápido é o melhor caminho. Em alguns casos, esperar o momento certo pode ser a decisão mais inteligente. Saber quando agir e quando aguardar é uma habilidade estratégica.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - WhatsApp (48) 9 9219-5772

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!