É isso mesmo. Controle financeiro em caderninho não é controle.
Isso é desperdício de tempo e falta de informação para a gestão. Pense bem, se precisar buscar alguma informação de 3 meses atrás vai ter que estar folheando o caderno para encontrar.
Quer fazer da maneira correta? Então vamos lá: existem diversas ferramentas disponíveis para ajudar no controle financeiro. Aqui estão algumas sugestões:
Planilhas
As planilhas do Excel ou Google Sheets são uma opção popular para controle financeiro. Elas permitem que você crie sua própria estrutura e personalize suas categorias de despesas e receitas.
Aplicativos de controle financeiro
Existem vários aplicativos de controle financeiro disponíveis, como GuiaBolso, Organizze e Mobills, que permitem que você acompanhe seus gastos, faça orçamentos e monitore suas contas bancárias e cartões de crédito.
Softwares de gestão financeira
Se você gerencia as finanças de uma empresa, pode ser útil investir em um software de gestão financeira, como o FinanceiroWeb, Granatum ou ContaAzul, que permitem gerenciar fluxo de caixa, contas a pagar e receber e notas fiscais, entre outras funcionalidades.
Independentemente da ferramenta escolhida, é importante lembrar que o controle financeiro requer disciplina e organização. É fundamental estabelecer orçamento, acompanhar seus gastos e receitas regularmente e ajustar seus hábitos financeiros de acordo com suas metas.
E, é claro, usar uma ferramenta para te auxiliar com isso. Sem esquecer que controle financeiro em caderninho não é controle.
Empreendedorismo e negócios
Empreendedor de sucesso, o colunista compartilha sua experiência e conhecimento para facilitar a vida de quem atua no mundo dos negócios