Vamos dessa vez demonstrar o que NÃO podemos fazer em nossas empresas, caso contrário o resultado será a falência. Importante lembrar que o objetivo real dos negócios é o sucesso, mas vamos explorar, de forma diferente, algumas maneiras fictícias e improváveis de arruinar completamente uma empresa. Seguem os nossos 10 passos malucos para a falência empresarial:
10 passos
1 - Contrate uma equipe de especialistas em procrastinação: Nada como uma equipe que adia todas as tarefas para amanhã. Certifique-se de contratar pessoas que sejam profissionais em procrastinar. Em pouco tempo, sua empresa estará afundada em atrasos e prazos perdidos!
2 - Faça investimentos aleatórios: Por que gastar tempo pesquisando investimentos sólidos? Em vez disso, coloque todo o seu dinheiro em produtos ou serviços estranhos e sem demanda. Fornecer 100.000 unidades de chapéus de abacaxi fluorescentes certamente levará sua empresa à falência.
3 - Ignore completamente seus clientes: Quem precisa de clientes satisfeitos? Responda às reclamações com indiferença e deixe os clientes esperando por respostas indefinidamente. Eles logo encontrarão outras empresas para atender às suas necessidades.
4 - Abuse das redes sociais: Poste fotos embaraçosas dos funcionários, faça piadas ofensivas e inunde as redes sociais com informações irrelevantes. A reputação de sua empresa estará arruinada antes mesmo que você perceba.
5 - Tome todas as decisões com base em palpites: Por que se preocupar com dados, análises ou estratégias? Em vez disso, confie exclusivamente em sua intuição infalível e tome todas as decisões importantes no escuro. Você estará navegando rumo ao desastre em pouco tempo!
6 - Gaste todo o seu orçamento em uma festa extravagante: Organize uma festa de arromba, com direito a malabaristas, fogos de artifício e uma banda famosa. Certamente, essa será uma ótima maneira de esvaziar sua conta bancária e afundar sua empresa.
7 - Nunca atualize seus produtos ou serviços: Fique preso no passado! Nunca se preocupe em inovar ou melhorar o que você oferece. Os clientes adoram quando as empresas estão presas em um mundo obsoleto.
8 - Adote uma política de “todos contra todos”: Promova uma cultura de rivalidade e competição tóxica entre seus funcionários. Assim, você garantirá um ambiente hostil e desmotivador que afastará qualquer talento valioso.
9 - Faça parcerias com empresas fraudulentas: Procure parceiros comerciais que tenham uma reputação duvidosa e estejam envolvidos em esquemas ilegais. Dessa forma, você não só arruinará sua empresa, mas também terá problemas legais garantidos.
10 - Desenvolva um péssimo senso de humor: Use piadas de mau gosto e sarcasmo inadequado em todas as interações com seus clientes. Nada como um humor questionável para garantir a rejeição e a ruína de sua empresa.
Melhores práticas
Embora seja importante levar a sério a gestão e o sucesso de uma empresa, às vezes é bom dar uma risada imaginando como seria se fizéssemos tudo errado. Espero que você tenha se divertido com essas maneiras fictícias e absurdas de falir uma empresa.
Lembre-se sempre de buscar as melhores práticas para construir um negócio sólido e próspero!
Empreendedorismo e negócios
Empreendedor de sucesso, o colunista compartilha sua experiência e conhecimento para facilitar a vida de quem atua no mundo dos negócios