Sábado, 04 de janeiro de 2025
Tubarão
29 °C
17 °C
Fechar [x]
Tubarão
29 °C
17 °C

COLUNISTAS

Eles estão destruindo seu caixa

10/01/2023 20h06 | Por: Maurício Dobiez

Você sente que seu negócio está estagnado financeiramente? Então é melhor tomar cuidado com os vilões que podem destruir o fluxo de caixa da sua empresa. Eles são:

• Gastos fixos altos
• Falta de controle
• Inadimplência
• Precificação incorreta
• Prazos de contas a receber maiores que os de contas a pagar

Gastos fixos e controle

Falando sobre cada um desses perigos, e começando pelos gastos fixos altos, é clara a necessidade de ter uma política de trabalho com baixo custo sempre. Alguns especialistas afirmam que o número ideal dos custos fixos da empresa é em torno de 30%; acima disso começa afetar a margem que o produto ou serviço deixa para o negócio. Mas cada empresa tem uma característica diferente, e o importante é sempre manter um número baixo dos gastos fixos em relação às vendas.

Além disso, é importante destacar o segundo vilão, que está relacionado a todos: a falta de controle. Não ter controle é não saber o que tem para pagar, receber e quanto sobra. Basicamente, é um navio perdido no meio do oceano sem saber qual direção tomar.

Inadimplência e preços

Outro grande problema na gestão financeira das empresas e que reflete negativamente no caixa é o grande índice de inadimplência. Mais vale vender menos e receber do que não contar com uma política de crédito eficiente e ter um alto índice de devedores.

E na hora de precificar seu produto ou serviço, é preciso ter atenção para formar uma margem suficiente para cobrir seus custos e despesas e ainda sobrar lucro para o negócio. Parece óbvio, mas esse é um erro comum das empresas que não têm controle e se baseiam no preço do concorrente para formar o valor do seu produto ou serviço.

Atenção aos prazos

Por último e não menos importante: atenção aos prazos de recebimento e prazos de pagamento. Quanto menor a diferença entre receber e pagar, em menos tempo a empresa precisa financiar a operação com capital de giro próprio.

Caso precise de ajuda para combater esses perigos, não deixe de contar com o suporte de um profissional.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!