A maioria das empresas estão em meio a um ambiente de alta competitividade, umas mais que as outras. Novos produtos ou serviços são lançados em ritmo acelerado, e cada vez mais o avanço da tecnologia cria novas soluções e muda o rumo dos negócios. E em meio a isso tudo vem a pergunta: por que comprar o meu produto ou usar o meu serviço, em vez de ser o produto ou serviço do concorrente?
Vantagem competitiva
A resposta parece ser simples: vantagem competitiva. Essa vantagem pode ser um diferencial na qualidade ou na experiência do cliente ou até mesmo ser o mais barato.
Escolher qual será a vantagem competitiva vai depender do público que a empresa quer atingir com seu produto ou serviço. Isso sem esquecer que todo o sucesso do negócio precisa ter a capacidade de CONQUISTAR OS CLIENTES, até porque nenhum negócio existe se não tiver clientes para consumir os seus produtos ou serviços.
O cliente é o ponto fundamental para a construção do diferencial competitivo da empresa. Aí vem outro questionamento: quem é o meu cliente? Ou, qual cliente eu quero atingir? Após responder essas perguntas, as empresas que se destacam precisam criar um relacionamento com o seu público-alvo.
Por esse motivo, é importante investir tempo e recursos para melhorar constantemente o relacionamento com os clientes: conquistá-los e mantê-los fiéis ao seu produto ou serviço.
O fato de que o valor gerado pelo produto ou serviço vá curar a dor ou necessidade que o cliente está buscando no mercado em meio a negócios semelhantes é a vantagem que irá diferenciar você no mercado e manter seu negócio sustentável a longo prazo.
Empreendedorismo e negócios
Empreendedor de sucesso, o colunista compartilha sua experiência e conhecimento para facilitar a vida de quem atua no mundo dos negócios