No Brasil, muita gente tem o costume de dizer que o ano só começa depois do Carnaval. Mas, para o empresário, 2023 inicia de maneira oficial a partir de janeiro, como está no calendário.
Para você, que, assim como eu, vai iniciar o ano em janeiro, desejo um excelente início e que 2023 seja repleto de prosperidade.
E as metas para 2023?
Quando eu falo que empresa sem meta é empresa sem rumo, significa que, se você não sabe por onde está caminhando, não chegará a lugar nenhum. Simples assim!
E como definir as metas?
Quanto de dinheiro você precisa HOJE para pagar TODAS as suas contas, e ainda por cima ter alguma coisa sobrando para emergências tanto na empresa quanto na sua vida pessoal?
Essa deve ser sua primeira meta ao iniciar um novo negócio, por exemplo. E não só para iniciar - se o seu negócio está no negativo, esse é o primeiro passo para sair do buraco.
Pé no chão, por favor. Trace metas palpáveis, que sejam possíveis de alcançar. Um degrau de cada vez até chegar ao topo.
Alcançando a primeira meta, sua autoestima se eleva, e consequentemente você fica mais confiante para bater as que virão.
Não dá mais para o empresário trabalhar só improvisando.
Para ser competitivo e ter sucesso, você tem que dominar vendas, ter planejamento, processos bem definidos e supervisão.
Esse é o caminho para atingir metas com muita organização e, principalmente, estratégias mais assertivas.
Alcançar metas é um vício que eu espero que você adquira!
Empreendedorismo e negócios
Empreendedor de sucesso, o colunista compartilha sua experiência e conhecimento para facilitar a vida de quem atua no mundo dos negócios