Domingo, 21 de julho de 2024
Tubarão
23 °C
10 °C
Fechar [x]
Tubarão
23 °C
10 °C

COLUNISTAS

Cenário político em Tubarão

16/07/2024 22h13 | Atualizada em 16/07/2024 22h13 | Por: Mexicano

O cenário político tubaronense está se desenhando cada dia mais com uma possível aliança entre PL, MDB e PRD; uma outra aliança da frente ampla liderada pelo PT; e uma aliança liderada por PSDB e Progressistas, com a possibilidade de o PSD estar também nessa coligação, até porque há um acordo do deputado estadual Júlio Garcia (PSD) com os progressistas de Tubarão em troca de apoio ao prefeito Jairo Cascaes ainda na eleição indireta. Creio que os demais partidos que têm pré-candidatos vão se unir com uma dessas três chapas para o Executivo. Sendo assim, o cenário político está montado, e o clima começará a esquentar após as convenções municipais, quando de fato saberemos quem é quem nestas eleições. Mas, meus amigos, na política tudo pode mudar. Porém, esse é o cenário mais provável para a disputa. 

Stüpp e Ponticelli 

Em recente entrevista ao meu amigo Haroldo de Oliveira, o Dura, na Rádio Tubá, o pré-candidato a prefeito por Tubarão Carlos Stüpp (PSDB) garantiu que teve um encontro com o ex-prefeito Joares Ponticelli em que conversaram sobre política e que isso o motivou a lançar sua pré-candidatura ao Executivo, decidido a fazer Tubarão voltar a crescer. Na mesma entrevista Stüpp fez duras críticas ao atual prefeito Jairo Cascaes e também ao deputado estadual Estêner Soratto. Isso nos mostra que o pleito em Tubarão será acalorado e decidido voto a voto. Ainda não tem eleição ganha. Será uma campanha que vai agitar a cidade nos quatro cantos.   

Convenção I     

A federação formada por PT, PV e PCdoB em Tubarão marcou para o próximo sábado, dia 20, às 18h, sua convenção para oficializar e registrar na Justiça Eleitoral os seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores. 

Convenção II

O MDB é outro partido que está com sua convenção marcada. Será no próximo dia 25, às 19h, no plenário da Câmara de Tubarão, quando serão escolhidos seus candidatos e também coligação. Nos bastidores é dado como certo que o delegado Jair Tártari será o vice de Soratto na possível coligação entre PL e MDB, ainda mais depois do aceno que o PL deu ao MDB deixando o deputado estadual Mauro de Nadal alguns dias no governo. Na política, não existe gesto sem interesse.

Expedito Michels de vice? 

09/07/2024 21h07 | Atualizada em 09/07/2024 21h07 | Por: Mexicano

Em uma entrevista concedida a mim na semana passada, no Jornal da Manhã, da Rádio Jovem Pan, de Tubarão, o empresário e pré-candidato a prefeito por Capivari de Baixo Expedito Michels (Republicanos) disse que pode ser vice de Bia Alves (Podemos). Só que nos bastidores estão dizendo que poderá haver dobradinha entre Expedito e Claudir Bitencourt (PL), com as bênçãos do governador Jorginho Mello. Em sua passagem por Pescaria Brava, o presidente estadual do Republicanos, o deputado federal Jorge Goetten, determinou que Expedito seja pré-candidato a prefeito, e não vice. 

Pesquisas internas 

Alguns partidos estão realizando pesquisas internas para ver como estão seus pré-candidatos em relação à sua aceitação entre os eleitores. Mas o que me chama atenção é um dado a que tive acesso. Um prefeito da Amurel, que não vai à reeleição, mais atrapalha do que ajuda na hora de conquistar o voto. Sua rejeição com a população está grande. Isso dificultará a aliança do seu partido para uma composição na majoritária ao Executivo dessa cidade.

Hora da mudança     

Vejo nas redes sociais as pessoas falando em mudança aqui na região. Não aguentam mais a falta de estrutura nas estradas, de iluminação pública, de médico e remédios, e por aí vai. Mas não adianta querermos mudanças se votarmos no mesmo grupo político para administrar as cidades. Para que haja mudança precisamos aprender a votar e colocar gente nova. Caso contrário, vamos continuar vivendo esta lástima que vivemos em algumas cidades da Amurel. 

Saúde em crise

Todos sabemos que a saúde está em crise na região, pois o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, só vai realizar atendimentos na emergência pelo SUS até este mês. Depois disso não tem mais condições. Na última semana vi os nossos três deputados estaduais falando da crise e da situação. Mas o que eles estão falando todos já sabemos. Queremos, sim, um plano de ação em conjunto com o governo de Santa Catarina, até porque na semana passada o Estado liberou milhões para o Hospital São José, em Criciúma. E o nosso aqui nada. Por que essa demora e descaso com a região da Amurel? O governo precisa ter um olhar mais humano para nossa região e esquecer as picuinhas políticas. Será que a população terá que fazer manifestação? Não adianta nada ir para missão na Europa se nem o mínimo estão conseguindo fazer.

Reviravolta no MDB de Tubarão

02/07/2024 21h53 | Atualizada em 02/07/2024 21h53 | Por: Mexicano

Em Tubarão o MDB está em dúvida em relação à eleição municipal. Nos bastidores do partido uma ala está dizendo que não é o pré-candidato Jair Tártari que vai decidir o que será feito, e sim o diretório. A decisão será feita na primeira quinzena de julho, quando o vereador José Luiz Tancredo retornar ao comando do partido. Essa história vai longe. Afirmei aqui que o MDB em Tubarão estava dividido, mas disseram que eu estava inventando. Agora está aí a prova de que eu não estava inventando sobre a atual crise do MDB na Cidade Azul. 

Abandonou o barco 

Luiz César Guimarães Marçal deixou as fileiras do MDB de Tubarão. Marçal foi presidente do MDB e secretário parlamentar do ex-deputado federal Edinho Bez. Neste momento ele irá apoiar o vereador Gelson Bento para a sua reeleição ao Legislativo. Nos bastidores da política comenta-se que a saída de Marçal do MDB de Tubarão foi motivada pelo fato de filho e nora trabalharem para Gelson Bento, e que agora está na hora de retribuir esse grande favor.   

PSD e PSDB em Tubarão     

Nesta semana o presidente do PSD, Luciano Menezes, e o prefeito de Tubarão, Jairo Cascaes, terão um encontro com o pré-candidato a prefeito pelo PSDB, Carlos Stüpp. Diferente do que alguns colunistas estão dizendo por aí, de que o PSD está fraco, eu não analiso assim, pois aqui em Tubarão o partido tem boa nominata de pré-candidatos a vereador e para onde o PSD for poderá virar o jogo político para o Executivo. O PSD em Tubarão ainda tem muita força. 

Encontro na casa do prefeito

Os progressistas de Tubarão estão tranquilos em relação à coligação visando à prefeitura. Em um encontro na casa do atual prefeito Jairo Cascaes, que na época definiu a eleição indireta ao Executivo, Júlio Garcia garantiu que PSD e Progressistas estariam juntos na eleição deste ano. Os seguintes partidos deverão estar coligados: PSDB, Progressistas e PSD. Agora cabe saber como vai desenrolar essa história. No dia 10 sairá uma pesquisa para ver quem está mais bem pontuado e, com isso, bater o martelo.

Toda mudança é necessária

25/06/2024 21h58 | Atualizada em 25/06/2024 22h52 | Por: Mexicano

Em entrevista recente o deputado estadual Sérgio Motta (Republicanos) disse que toda mudança é necessária e faz bem para o crescimento do partido, como a que houve com a troca do presidente estadual da legenda. Motta ainda ressaltou que o objetivo do partido é fazer aliança com o PL em toda a Santa Catarina. Caso isso ocorra vai afetar fortemente o jogo político nas cidades de Pescaria Brava e Capivari de Baixo, onde até o momento esses dois partidos estão distantes. Mas se a decisão vier de cima mudará toda a história política nesses dois locais. Ele ainda afirmou que Carlos Moisés continua no partido e agora sonha com Senado ou Câmara federal para 2026. Será que Moisés subirá no mesmo palanque que Jorginho Mello, seu maior rival político? Na política tudo pode acontecer. 

Jorge Goetten em Pescaria Brava 

O presidente estadual do Republicanos estará na Amurel, no próximo dia 7, às 17h. Na cidade de Pescaria Brava o assunto a ser discutido, claro, são as alianças e as eleições municipais. Todos sabemos que o objetivo do presidente é estar com o PL em Pescaria Brava, porém, o time do Republicanos está com o Progressistas. A queda de braço será grande neste dia. A crise em Pescaria Brava está instalada.   

Crise no MDB de Tubarão     

O vereador José Luiz Tancredo, sem muitas explicações, pediu licença por prazo indeterminado da presidência do partido. Quem assume nesse momento é o vice-presidente Jair Tártari. O bom político precisa ter amadurecimento para compreender quando seu nome não é aceito pelos eleitores. 

Rua Manoel Estevão Fernandes

Nesta semana o deputado estadual Estener Soratto (PL) anunciou em suas redes sociais o investimento de R$ 1,4 milhão para pavimentação de 1 km da Rua Manoel Estevão Fernandes, no bairro Congonhas, em Tubarão. Bem verdade que é uma obra aguardada pela comunidade, pois o que mais tem lá é poeira e buraco. Esse investimento vai mesmo ajudar a acabar com o sofrimento dos moradores. Mas a pergunta que faço é: por que somente 1 km? Os outros quilômetros de estrada de chão, pó e buraco também não merecem essa melhoria? Ano passado o município recebeu da Amurel o projeto básico de engenharia para a obra, com extensão total de 3 km. Não sou contra, mas a obra deveria ser feita por completo.

Tudo pode mudar

18/06/2024 21h38 | Atualizada em 18/06/2024 21h38 | Por: Mexicano

O novo presidente estadual do Republicanos em Santa Catarina, o deputado federal Jorge Goetten, disse que as decisões e os acordos feitos pelo ex-governador Carlos Moisés não estão “engessadas”, pois o objetivo do partido é fazer agora o máximo de alianças possíveis com o PL. Essa declaração do novo presidente deixou as bases do Republicanos em Pescaria Brava e também em Capivari de Baixo um pouco preocupadas. Nos bastidores políticos em Florianópolis há uma conversa de o PL e Republicanos estarem juntos nessas duas cidades. Com isso mudaria todo o cenário político. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos. 

PRTB 

O PRTB de Tubarão é o primeiro partido da história tubaronense a lançar um pré-candidato a prefeito negro. O partido escolheu o jornalista Jorge Eduardo da Silva como seu pré-candidato ao Executivo tubaronense.   

MDB     

Nos últimos dias o MDB de Tubarão lançou o ex-delegado regional Jair Tartari como pré-candidato a prefeito por Tubarão. Nome de respeito e com diversos serviços prestados em nossa cidade. Só que nos bastidores políticos é dito que o partido está dividido internamente e que estão “fritando” Jair Tartari e seu histórico político na cidade. A verdade é que o MDB de Tubarão parou na história e há muito tempo vive numa bolha que não deixa nenhuma liderança nova entrar. Por sinal, terá grande dificuldade para eleger um vereador para os próximos quatros anos do jeito que o partido está sendo gerenciado pela atual executiva municipal. Olha que o MDB já foi forte na Cidade Azul. 

PT de Tubarão fazendo história

O PT lançou no último sábado a pré-candidata a prefeita Maristela Francisco e o pré-candidato a vice-prefeito Professor Paulão. Parabéns, Maristela, pela coragem de colocar seu nome à disposição para disputar o Executivo tubaronense e, sendo assim, fazendo história como a segunda mulher como pré-candidata.

Mexicano

Bastidores da política

Polêmico e bem informado, Mexicano é uma das vozes mais conhecidas do rádio na região. Agora ele também vai contar aqui, às quartas-feiras, todas as informações do cenário político - sem abrir mão de sua opinião afiada!

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!