Meu amigo Haroldo Oliveira Silva, o Dura, em sua participação na Rádio Tubá disse que uma articulação está sendo feita para que o ex-prefeito Joares Ponticelli assuma no Legislativo tubaronense. Para isso, o vereador Zaga Reis passaria a ser o chefe de gabinete do deputado estadual Pepê Collaço, e o primeiro suplente Eraldo Pereira também iria para a Alesc, no gabinete de Pepê, abrindo assim a vaga para Joares no Legislativo. Caso isso se confirme, o novo prefeito de Tubarão, Estêner Soratto, terá uma pedra no sapato, porque Joares Ponticelli não vai aliviar em nada enquanto estiver por lá. O único que poderia combater Joares seria José Luiz Tancredo, mas, em entrevista para Milton Alves na Rádio Cidade, o vereador eleito Itamar Maduro disse que não abre mão da Câmara, já que foi sondado para ocupar a pasta do esporte. Garantiu que não aceitaria pois assumiu compromisso com sua base, em Congonhas, de se manter como vereador. Essa notícia deixou os aliados do novo prefeito um pouco preocupados.
MDB de Tubarão
O MDB de Tubarão sai mais fraco das eleições de 2024. Tudo por conta do racha interno que há no partido e que não conseguem resolver por causa de ego. Isso eu já havia escrito lá atrás. Com muita dificuldade o MDB fez somente um vereador, que foi Itamar Maduro com 895 votos. Foi uma surpresa até para o próprio partido, que não apostava nele.
MDB de Tubarão II
Até então, todos os acordos eram feitos sem Maduro. Agora, o presidente do partido, o vereador José Luiz Tancredo, vai ter que chamá-lo para conversar, pois é o único do MDB que tem voto na Câmara de Vereadores. Ou seja, isso vai mudar o tom das negociatas. Uma fonte me garantiu que o MDB terá duas secretarias: uma por ter desistido da vice, deixando assim o PSD formar a cabeça de chapa com o PL, e outra por ter conseguido uma vaga no Legislativo. De agora em diante, o vereador Tancredo não deve ter a mesma força que tem hoje, pois terá de trazer o vereador eleito do partido para reuniões sobre o assunto. Inclusive as indicações passarão também por Maduro. O que sabemos é que o MDB enfrenta grande temporal. Mas temporal passa, e tudo se ajeita.
De malas prontas
Na semana passada estive realizando uma entrevista com a prefeita de Capivari de Baixo, Marcia Roberg Cargnin (Progressistas). Nesse bate-papo que tivemos percebi em suas falas indiretas que está descontente com algumas lideranças do seu partido, inclusive o deputado estadual Pepê Colaço, que pelo menos até o dia em que conversamos não havia feito uma ligação para ela. Então, pelas indiretas, a prefeita estará terminando sua gestão com a casa em ordem e, depois disso, pegará sua mala e migrará para outro partido. Essa é a interpretação que faço após a entrevista que realizei com Marcia.
Caio Tokarski
O ex-vice-prefeito de Tubarão Caio Tokarski (União) se mostrou um grande articulador político mais uma vez. Sem sair do seu escritório político, trouxe para perto o ex-vereador Deka May e, com seu grupo político, o União Brasil conseguiu fazer um vereador: Marcone, com 894 votos. Isso ainda demonstra a força de Caio na política da Cidade Azul. Creio que para 2026 Deka May seja o nome do União Brasil para disputar uma cadeira na Alesc e representar a nossa região.
O empresário Expedito Michels agora buscará voo mais alto. Ele já começa a trabalhar e se prepara para conquistar uma cadeira na Alesc em 2026. Expedito, que foi candidato a prefeito na última eleição, não fica no Republicanos. Deve ir para o PRTB de Capivari de Baixo, onde pode assumir a presidência do partido na cidade e assim disputar as eleições em 2026 como candidato a deputado estadual.
Bola da vez
O prefeito de Tubarão Jairo Cascaes (PSD), um dos grandes articuladores políticos de nossa cidade, saiu vitorioso pois conseguiu eleger a maior bancada de vereadores da Cidade Azul (cinco, no total) e também o seu sucessor para os próximos quatro anos. Isso o coloca num patamar como bola da vez para disputar uma cadeira na Alesc em 2026. Nos bastidores políticos isso já está bem articulado, pois o seu padrinho político, deputado estadual Júlio Garcia, vai se aposentar da política e em nossa região vai trabalhar para eleger Jairo Cascaes como deputado estadual. Dizem por aí que a partir de janeiro de 2025 o próprio Jairo Cascaes começa a trabalhar para que a possibilidade de estar na Alesc se concretize com sua vitória em 2026. Vamos esperar para ver as cenas dos próximos capítulos.
Eleições na Cergal
As eleições da Cooperativa de Eletrificação Anita Garibaldi (Cergal) nem chegaram ainda, mas já tem grupo que está trabalhando para montar uma chapa para disputar com o atual presidente, o também vereador reeleito Gelson Bento. Nos bastidores políticos dizem que esse grupo terá apoio do prefeito eleito de Tubarão, Estêner Soratto (PL). Mas isso eu não posso afirmar, são apenas especulações. O que eu sei de fato é que esse grupo vem com tudo. Promete ser uma eleição bem acirrada.
Estão deixando o PT
O ex-prefeito de Tubarão Olavio Falchetti e a ex-secretária de Assistência Social do município Jane Dal-Bó Falchetti estão deixando o Partido dos Trabalhadores nos próximos dias. O motivo seria que não estão tendo apoio da sigla estadual. Chama atenção a possibilidade de Maristela Francisco, que foi candidata à prefeita em Tubarão na última eleição, também deixar o PT pelos mesmos motivos. E também quem está deixando o Partido Verde é Rodrigo Falchetti, filho de Olavio e Jane. A grande pergunta que fica é: para onde eles irão? Eu fiquei curioso...
Na última segunda feira, dia 7, o prefeito eleito Estêner Soratto (PL) e o vice-prefeito Denis Matiola (PSD) concederam coletiva à imprensa para agradecer pelos votos que receberam e anunciar como será daqui para frente. Questionei sobre a UPA 24h, pois o custo dela é de quase R$ 1,8 milhão, e o município enfrenta uma dívida muito grande. Estêner Soratto afirmou que a gestão da UPA 24h precisará ser terceirizada. Disse também que não vê problema nenhum em vereador ser secretário, desde que o mesmo tenha as qualificações que eles esperam e o compromisso de fazer o melhor pelo povo. Garantiu no final que Tubarão começará a viver um novo tempo. Desejamos sucesso ao prefeito e vice-prefeito eleitos. Tenham certeza de que quando tiver que elogiar vamos elogiar e quando tiver que cobrar vamos cobrar. A eleição já passou. É momento de enrolar as bandeiras partidárias e juntos construir uma Tubarão ainda melhor para todos.
Diferença histórica
Pedras Grandes teve a maior diferença de votos da história para prefeito desde 1961. O prefeito reeleito Agnaldo Filippi venceu as eleições com mais de 60% dos votos válidos, mostrando assim a confiança que o povo de sua cidade tem pelos trabalhos já prestados para o desenvolvimento de Pedras Grandes. Tenho certeza de que fará uma gestão ainda melhor do que sua primeira.
Laerte na história
O prefeito Laerte Silva (Podemos) entra para a história de Jaguaruna como o primeiro prefeito reeleito. Mesmo com diversas discussões entre ele e o Legislativo e algumas dificuldades na sua administração, deu a volta por cima, e a população garantiu a Laerte mais um mandato de quatro anos. O que mais chama a atenção é que em Jaguaruna a Câmara de Vereadores foi 99% renovada. O único reeleito foi o vereador Preto, os demais são todos novos. Vale ressaltar que o prefeito Laerte agora terá mais representantes no Legislativo. Sucesso ao prefeito e aos novos vereadores.
Henrique da Saúde
Em Pescaria Brava aquilo que já era esperado se confirmou com a vitória de Henrique da Saúde e Janaína do Moinho como prefeito e vice-prefeita. O grande cabo eleitoral para essa vitória ter sido um sucesso foi o atual prefeito Louro (PP), que fez excelente trabalho e tem credibilidade dentro da cidade. Desejamos sucesso a Henrique da Saúde e Janaína do Moinho. Que avancem ainda mais no desenvolvimento de nossa Pescaria Brava.
No próximo domingo, dia 6, vote consciente para vereador e prefeito de sua cidade. Não venda seu voto por causa de gasolina, carne ou até mesmo cargo na prefeitura. Pense e reflita sobre as propostas dos candidatos. Nossa decisão vai definir o rumo que nossa cidade terá nos próximos quatro anos. Então pense bem, vote consciente. Uma boa eleição a todos.
Não adianta
Essa história de dizer que é amigo do governador não leva a lugar nenhum. Se não tiver projetos de qualidade e com propósito, o dinheiro, seja federal, estadual ou de emendas parlamentares, não vem. Se a prefeitura não tiver as negativas em dia, os recursos também não vêm. Ser amigo do governador não adiantará nada se o próximo prefeito não tiver articulação política nem souber fazer gestão. Ou então continuaremos tendo as mesmas dificuldades de recursos para as cidades. Candidatos das cidades de SC que dizem ser amigos do governador não são garantia de recurso.
Portal da Transparência
Nesta semana estive visitando o Portal da Transparência da Alesc e me assustei com os gastos dos nossos deputados. Por mais que seja legal o uso do dinheiro, acho que precisa haver bom senso. Tem deputado que depois vem para emissoras de rádio e TV falar em transparência e economia de recursos no setor público. Por que não faz agora como deputado? Convido você a fazer uma visita ao Portal da Transparência da Alesc para verificar como seu representante está gastando o nosso dinheiro. Mas tome cuidado para não cair para trás.
Portal da Transparência II
Não estou dizendo que é errado eles usarem o dinheiro, até porque a lei permite. Mas digo que bom senso e economia poderiam ser prioridade para os 40 deputados estaduais, inclusive porque o governador Jorginho Mello só sabe dizer que o nosso Estado não tem dinheiro. Se não tem, vamos economizar para sobrar e investir onde precisa.
Progressistas
Esta semana o deputado estadual Zé Milton (PP) concedeu uma entrevista para esse colunista afirmando seu apoio ao atual prefeito de Jaguaruna, Laerte Silva (Podemos), o que causou um racha no Progressistas local, pois a maioria dos vereadores do partido está trabalhando para o candidato Agnaldo Serafim (MDB). Essa declaração de Zé Milton não pegou nada bem, deixando o Progressistas dividido em Jaguaruna. Já dizem por aí que Zé Milton poderá ter dificuldade na cidade para as eleições de 2026 após essa declaração.
Tubarão tem passado por uma crise no transporte público, que fez o consórcio integrado por Transportes Capivari/Transgeraldo entrar na justiça contra a prefeitura por não cumprir o contrato. Sob a responsabilidade do município ficou a construção de abrigos de passageiros em rotas novas e implantação de estações de trasbordo usando as estruturas existentes ou até mesmo construindo novas. Mas basta você andar pela cidade que vai verificar que quase nada foi feito pelo poder público. Os empresários entraram em contato com a prefeitura inúmeras vezes para pedir subsídio, o que é permitido por lei. O último reajuste das tarifas foi feito em maio de 2022 e de lá para cá a prefeitura largou de mão o contrato. O usuário do transporte público vem sofrendo com abrigos que quando chove ficam molhados, um terminal que mais parece um grande ponto de ônibus e veículos precários. Digo isso pois um dia peguei o transporte público para ver o que as pessoas passam e percebi o descaso tanto do poder público quanto da empresa.
Crise do transporte público II
Na última sexta-feira o juiz Antônio Carlos, da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Tubarão, deu ganho de causa na ação de rescisão do contrato. Com isso a empresa não tem mais nenhum compromisso de promover o transporte público. A única coisa que o juiz pediu foi que tocasse o serviço até a sentença transitar em julgado. Caso isso ocorra Tubarão ficará sem transporte público? Qual será a solução que a administração pública tomará para essa situação? Cadê os nossos 15 vereadores que não fiscalizaram a situação? Esperamos uma boa resposta do Executivo e Legislativo tubaronenses. Como cidadãos pagamos nossos impostos e queremos um serviço de qualidade, e não o que vinha sendo prestado no transporte público.
O que diz a prefeitura
Sobre esse assunto, a prefeitura de Tubarão diz o seguinte: “Que o consórcio Capivari/Transgeraldo tem que continuar prestando o serviço de transporte público coletivo até o final do processo. Isso significa que não existe possibilidade de o município ficar sem o serviço até que a decisão final seja tomada em todas as instâncias. A prefeitura, por sua vez, já recorreu e aguarda a justiça para a próxima decisão”.
Pesquisa não define eleição
Saiu a primeira pesquisa para prefeito de Tubarão. Algumas análises precisam ser feitas, entre elas o índice de rejeição. Digo isso pois a rejeição de Maristela não é dela, até porque nunca esteve em cargo eletivo público, e sim do seu partido, o PT. Primeiro colocado na pesquisa, Estêner Soratto tem o segundo maior nível de rejeição. Logo, em uma análise rápida, os números não estão batendo entre intenção de voto e a rejeição. Qualquer cientista político ao analisar essa pesquisa perceberá que existem controvérsias. Pesquisa eleitoral não vence eleição. O que vence eleição é depois das 17h do dia 6 de outubro.
Fundão eleitoral
Você reclama que no seu posto de saúde não tem especialista, não tem exames, não tem remédio? Falta vaga nas creches? Ruas estão cheias de buraco? Então está na hora de você analisar quantos reais do fundão eleitoral seu político está usando na campanha eleitoral. Se de fato quisessem melhorar saúde e educação não usavam o fundão eleitoral. Por que não copiam o modelo dos EUA, onde os candidatos vão para a campanha com doações ou seus próprios recursos? Caso você perceba que ele não tem controle financeiro e gastou muito, repense seu voto. Se gastou demais na campanha, não terá controle para administrar uma cidade.
Bastidores da política
Polêmico e bem informado, Mexicano é uma das vozes mais conhecidas do rádio na região. Agora ele também vai contar aqui, às quartas-feiras, todas as informações do cenário político - sem abrir mão de sua opinião afiada!