Quinta-feira, 03 de julho de 2025
Tubarão
15 °C
3 °C
Fechar [x]
Tubarão
15 °C
3 °C

COLUNISTAS

Torcicolo Congênito ou pescocinho torto nos bebês

25/03/2025 22h04 | Atualizada em 25/03/2025 22h58 | Por: Nayara dos Reis Pereira

O torcicolo muscular congênito (CMT) é uma deformidade postural cada vez mais comum, geralmente evidente logo após o nascimento, mas em alguns casos fica mais aparente conforme os dias de vida vão passando, e a criança vai se movimentando mais. É uma alteração em que a criança tem dificuldades em virar a cabeça para um dos lados. Essa postura por tempo prolongado favorece à assimetria craniofacial.  

Afeta 3,9% a 16% dos bebês e se caracteriza por inclinação para o lado da lesão e rotação para o lado contrário. A assimetria craniofacial é um comprometimento coexistente em até 90% dos bebês com torcicolo muscular congênito e aumenta o risco de assimetria facial, da orelha e mandibular, se não tratada precocemente.

A causa do torcicolo congênito não é clara. Atribui-se à trauma de nascimento, síndrome do compartimento pré-natal ou perinatal e, principalmente, ao comprometimento do desenvolvimento do esternocleidomastóideo por restrição intrauterina.

Existe tratamento? 

A melhora do torcicolo congênito não se dá de forma espontânea. É necessário fisioterapia para trabalhar de forma isolada e individual a condição de cada criança e as alterações que ela apresenta na avaliação, com objetivo de corrigir o torcicolo congênito e impedir o aumento e a persistência das assimetrias.

A intervenção precoce é mais eficaz do que quando iniciada posteriormente, geralmente conseguindo atingir a normalidade de amplitude de movimento em 6 semanas. Bebês que iniciam a terapia tardiamente necessitarão de tratamento por período mais prolongado, de até 6 a 10 meses.

Existe um exame que avalie o TCM?

Quando se suspeita de TCM em um bebê é importante exame clínico com o neuropediatra e com um fisioterapeuta, para avaliar a postura do bebê, mobilidade cervical, desvios na coluna e formato do crânio e face.

Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!