O que tem acontecido em Laguna e Capivari de Baixo tem desagradado líderes do PL de SC. Em nome da tal governabilidade, os prefeitos Preto Crippa e Claudir Bitencourt rechearam o quadro de comissionados com simpatizantes e integrantes do PT e PSOL. Por mais que os chefes dos Executivos queiram dar um ar de normalidade, isso acaba sendo extremamente prejudicial pro projeto nacional, já que a “canhota” terá palanque e poder onde nunca teve. O pior: para que petistas entrassem nos dois governos, aliados ficaram na mão, mesmo entupindo a prefa de gente. Em Laguna, mais de 200 comissionados foram admitidos; no Capiva 120. Num jargão talvez inapropriado para o espaço, em nome da tal governabilidade os prefeitos “venderam a alma pro capeta”. Mas tenho uma dúvida sincera: foi mesmo pela governabilidade ou Claudir e Preto tem mesmo um viés de esquerda, como foi amplamente falado durante a campanha? Eu não acreditava. Hoje não coloco minha mão no fogo por eles, nem com luva térmica.
Grazi quer a candidatura
Isso não é informação, é opinião, é o cheirinho de política que paira no céu da região. Com o “não” de Beto Martins a uma candidatura a deputado estadual em 2026, alguns nomes têm se arvorado para tentar emplacar a vaga: Penacho, vice-prefeito de Armazém; Felippe Tessmann, presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão; João Zaboti, vereador na Cidade Azul; e a primeira-dama Grazi Soratto. Em entrevista ao Jornal Hora Hiper, questionei o prefeito Estêner Soratto, que tentou ensaboar, porém, deixou claro que o governador Jorginho Mello será fundamental para a escolha do candidato (ou candidata) do PL na Amurel, e, nesse ponto, Grazi tem ampla vantagem sobre os demais. Ela tem trabalhado voluntariamente, em especial na parte social, em programas e ações da PMT, o que tem dado visibilidade política à arquiteta. Se assim for, Soratto vai ter que lidar com outro problema: a ciumeira. Tem gente no partido torcendo o nariz para a indicação. Sempre bom lembrar que outro nome na região tem uma eleição bem encaminhada, o delegado-geral da PC, Ulisses Gabriel.
Melhor polícia e a que mais trabalha
A nova diretora da Polícia Civil do sul de SC, delegada Carolini De Bona Portão, nos repassou um dado que chama a atenção positivamente sobre o trabalho da PC. Santa Catarina é 23º Estado em número de policiais e o 1º nos índices de criminalidade, ou seja, poucos agentes e o resultado gigantesco. Imagina se temos um contingente a contento? O “bambu ia roncar” ainda mais no Estado. Os números colocam ainda mais o delegado-geral Ulisses Gabriel como candidatíssimo a deputado estadual pela região em 2026.
Universidade Gratuita
O Tribunal de Contas do Estado publicou relatório com evidências preocupantes no Universidade Gratuita, do governo de SC. Mais de 13 mil indícios de irregularidades. As que mais chamam a atenção: dezenove estudantes têm patrimônio familiar na casa dos R$ 200 milhões; 1.260 alunos acima de R$ 1 milhão e 18 com registro de óbito. Definitivamente, governador, não é só meia dúzia que reclama, como o senhor disse recentemente em Jaguaruna. O programa passa por uma crise de credibilidade, e mudanças precisam ser feitas, goste ou não. Ah, lembrando que o programa é preconceituoso com estudantes da Amurel.
Política
Nunca ‘café com leite’, sempre contundente. Esta é receita imbatível de Niltinho Veronesi para a sua coluna política, que destrincha os bastidores e traz ao público informações exclusivas, sempre com sua opinião firme e irreverente