Terça-feira, 27 de janeiro de 2026
Tubarão
32 °C
21 °C
Fechar [x]
Tubarão
32 °C
21 °C

COLUNISTAS

Em Tubarão, falta ousadia e criatividade

13/01/2026 22h08 | Atualizada em 13/01/2026 22h08 | Por: Nilton Veronesi

A Brasil Ao Cubo é uma empresa filha de Tubarão que revolucionou o mercado de construção civil. Durante a pandemia, ergueu inúmeros hospitais em tempo recorde com a tecnologia “off-site”, uma construção modular fora do canteiro de obras. Aqui na cidade construiu o Level, próximo ao shopping, onde funciona o Premier Coffee, em cerca de três meses. Foram 80 dias de fabricação e 20 de instalação, um prédio com oito andares e 3,3 mil metros quadrados. Fiz essa pequena introdução, pois não consigo admitir uma cidade com esse baita case de sucesso ainda apanhar para construir: UPA, Câmara de Vereadores, centro administrativo etc. O que temos é, sempre, mais do mesmo: problemas antigos e soluções ainda mais atrasadas. Nada de ousado e criativo. Não à toa estamos ficando para trás. 

Sinal amarelo no Gabinete 34 

O deputado estadual Pepê Collaço (Progressistas) tem realizado um trabalho elogiável e conquistado apoios importantes, porém, alguns vêm causando dor de cabeça. Em Laguna, um dos seus principais apoiadores, o ex-vereador Kleber Roberto Lopes, o Kek, está alinhadíssimo com as bandeiras da esquerda e tem sido crítico contumaz aos nomes da direita. Convenhamos, isso não é muito inteligente em Santa Catarina. Já na “Terra das Águas Termais”, o gravatalense Clei “Caminhão Pipa” Rodrigues tem recebido críticas veementes, em especial em comunidades do interior. Prefeito de Garopaba preso no esquema do lixo e um dos seus principais parceiros sendo alvo de mandado de busca e apreensão. Penso que o tubaronense vai conseguir a reeleição, mas o sinal de alerta foi ligado. 

Entre a Havaianas e a Ipanema? Fico ao lado da economia

Assisti à deputada estadual Paulinha (Podemos) fazendo mais um vídeo “em cima do muro” sobre a “polêmica das sandálias”, em uma alusão à polarização política no Brasil. A ex-pedetista tem tentado agradar os “moderados”. Pelos comentários em suas postagens, não tem conseguido. Dei um “pulinho” no portal da transparência pra ver se, ao menos, a deputada tem tratado nosso suado dinheirinho com respeito e, pasmem, em três anos de mandato ela torrou quase dois milhões de reais, só em verba de gabinete. A título de comparação, seu colega de Alesc, Jessé Lopes (PL), gastou pouco mais de R$ 20 mil. Na boa, deputada, use o chinelo que quiser, só trate o nosso dinheiro com mais respeito. 

Beto Martins

Na última semana entrevistei o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, e questionei a possibilidade de estar presente no pleito de 2026. O imbitubense não será candidato a deputado e vai se descompatibilizar, caso pinte uma brecha em uma vaga na suplência ao Senado. Pela proximidade e amizade, chutaria que poderá ser suplente do senador Esperidião Amin (União Progressista). Não está descartada a possibilidade de assumir mais alguns meses na “Casa Alta”.

Lula Tur 

Sem constrangimento na hora de se hospedar em luxuosos hotéis mundo afora, os passeios internacionais de Lula, Janja e a sempre numerosa comitiva de aspones dariam para completar 5,7 voltas ao redor do globo, considerando a quilometragem do ponto da decolagem ao ponto de aterrisagem que o petista percorreu apenas em 2025: 231.225,49. A volta ao mundo tem aproximadamente 40.000 km. Lula cruzou a fronteira do Brasil quase todos os meses. Aliviou apenas em janeiro, fevereiro e dezembro. No restante do ano, zarpou sem dó. O tour internacional de Lula começou em março, quando o petista fez um bate e volta ao Uruguai. Depois, um rolê pelos Estados Unidos e Ásia. Lula ainda deu um jeito de passear pelo Vaticano, Rússia, China, França, Mônaco, Argentina, Chile, Colômbia, Indonésia, Malásia... Apesar do carimbadíssimo passaporte, Lula adora dizer que tem medo de voar. O último roteiro internacional, em novembro, foi Moçambique. As informações são do portal Diário do Poder.

Nilton Veronesi

Política

Nunca ‘café com leite’, sempre contundente. Esta é receita imbatível de Niltinho Veronesi para a sua coluna política, que destrincha os bastidores e traz ao público informações exclusivas, sempre com sua opinião firme e irreverente

Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!