Terça-feira, 27 de janeiro de 2026
Tubarão
32 °C
21 °C
Fechar [x]
Tubarão
32 °C
21 °C

COLUNISTAS

Fabiano do Sertão

16/12/2025 22h48 | Atualizada em 16/12/2025 22h48 | Por: Nilton Veronesi

Quem conhece o secretário de Infra e vereador Fabiano do Sertão sabe da sua capacidade de trabalho. Nesta semana, após reclamações de moradores do Sertão dos Corrêas, fui dar uma olhada na “obra” de asfaltamento, drenagem e posteamento na Rua Dom Anselmo Pietrulla, que está parada. É uma das revitalizações anunciadas no pacotão do Finisa. Coincidentemente, próximo ao local, um caminhão da prefeitura estava sendo carregado com lajotas, e um dos que estavam com a mão na massa, debaixo de muito sol, ensopado de suor, era justamente o secretário. Não apenas olhando, carregando junto aos outros “peões”. Chamei-o para saber da obra, ele citou algumas dificuldades burocráticas e estrutural, mas relatou que “durante o recesso ele e uma equipe darão uma agilizada na obra” e garantiu que estará pronta em breve. Diante do esforço e desse perfil dedicado do “político”, vale dar o voto de confiança. Certamente um acerto do Governo Soratto. Consegue com um limão fazer algumas caipirinhas. 

Por outro lado, o lixo 

Já a “crise do lixo” certamente foi o “entulho” (pra não perder o trocadilho) na pedra do sapato do prefeito de Tubarão, Estêner Soratto. A administração municipal ainda não conseguiu dar jeito. A empresa Plural conseguiu amenizar, mas longe de resolver. Por mais que o serviço seja deficitário (custa R$ 12 milhões, para R$ 9 de arrecadação), seria razoável pensar no abatimento na taxa de lixo. Medida que traria parte da opinião pública pro seu lado. Integrante do primeiro escalão do governo diz que “Floripa teve uma crise pior com a Comcap, e o prefeito Topázio se reelegeu em primeiro turno”. A ver se, após a regularização dos serviços, a popularidade do prefeito eleito com o maior percentual da história de Tubarão volta aos patamares pós-eleição.

Inimigos de Laguna     

Em entrevista ao Agora Laguna, o prefeito Preto Crippa disse que não será candidato à reeleição em 2028. Avaliou como nota 5 o próprio governo, assumiu alguns erros, em outros terceirizou responsabilidades, enfim, nada de novo, só o fato de colocar deputados como Pepê Collaço (Progressistas), Alex Brasil (PL), Júlia Zanatta (PL) e Zé Trovão (ou “Zé Mentirosão”, como o alcaide se referiu) como inimigos de Laguna. Jogo de cintura zero. As afirmações certamente trarão consequências políticas ao chefe do Executivo lagunense. Lamentável e triste também uma declaração desumana a uma empresária com quem tem desavenças políticas na cidade. Preto atribuiu a um “castigo” os problemas pessoais vividos pela mulher, só porque ela “ousou” criticá-lo nas redes sociais. 

Desgoverno Lula

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criou 4.417 mil novos cargos comissionados desde janeiro de 2023. O número é cerca de três vezes maior do que o número de ocupações desse tipo criadas nos três primeiros anos de gestão de Jair Bolsonaro (PL), quando surgiram 1.183 novos cargos comissionados. Outro recorde negativo está no pagamento de impostos. A carga tributária brasileira cresceu em 2024 e bateu recorde, atingindo o maior nível em mais de duas décadas, apontam dados da Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda. E nada de picanha!

Nilton Veronesi

Política

Nunca ‘café com leite’, sempre contundente. Esta é receita imbatível de Niltinho Veronesi para a sua coluna política, que destrincha os bastidores e traz ao público informações exclusivas, sempre com sua opinião firme e irreverente

Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!