Quarta-feira, 17 de setembro de 2025
Tubarão
23 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
23 °C
16 °C

COLUNISTAS

Fim da burocracia

16/09/2025 20h44 | Atualizada em 16/09/2025 20h44 | Por: Nilton Veronesi

Não é raro ouvir políticos dizendo: “é preciso acabar com a burocracia no Brasil para aumentar a eficiência e blá blá blá”. É uma história pra boi dormir, afinal, quem cria esses trâmites extremamente exagerados no país são eles mesmos. A realidade é que essa cambada cria dificuldades pra vender facilidades. O que quero dizer? A politicada, com a justificativa de deixar a coisa organizada, estabelece entraves e dificuldades pro cidadão comum não conseguir resolver e ter o que pedir a eles (ou a essa máquina gigantesca que pagamos). Tem necessidade um senador poder ter mais de 80 assessores? Ou um deputado estadual ter mais de 20? Em Tubarão, por exemplo, pro empresário cancelar nota fiscal, algo simples e corriqueiro, precisa fazer declaração e, em alguns casos, até pagar taxa. Quer dizer, pagamos pra essa estrutura toda funcionar e, quando precisamos do “simples”, ainda somos taxados. Sem falar nos cartórios, serviços que só existem no Brasil. Algumas instituições cobram “certidões de óbito atualizadas”. Uma organização com fé pública ter validade em determinados documentos é um afano aos nossos bolsos. Taí a dica, senhores políticos. Querem acabar com a burocracia? Comecem acabando com os cartórios no Brasil. 

João Rodrigues contra o sistema 

A vinda de autoridades nacionais do PSD deu fôlego à pré-candidatura ao governo de SC do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD). O presidente Gilberto Kassab, ao lado de lideranças pessedistas, como o presidente da Alesc, Julio Garcia, confirmou o projeto do partido em Santa Catarina. Em seu discurso, Rodrigues lamentou a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e afirmou que o Brasil não aguenta mais o extremismo. O chefe do Executivo chapecoense ainda disse que é o candidato contra o sistema. Sim, você não leu errado. João Rodrigues disse que é o candidato contra o sistema, ao lado de Kassab e Julio Garcia. Aí não, né, John!?

Camarão que dorme a onda leva     

A Amurel conta com sete prefeitos do Partido Liberal e inúmeros vereadores. Fez mais de 70% dos votos na eleição de 2022, considerando só as majoritárias. Enquanto em Criciúma a sigla tem três nomes com fortes possibilidades de eleição (Jésse Lopes, Guilherme Colombo e delegado Ulisses), a região não tem nenhum. Não venham reclamar depois que a população só vota em candidatos de fora. Não venham com campanha “Vote na Amurel”, sendo que o maior partido não se mexe. Nomes de fora, com toda a legitimidade, têm conseguido espaços importantes na Cidade Azul e outros municípios. E mais: vai ser o maior fiasco o PL não conseguir eleger um nome para a Alesc em 2026. O ditado é claro: camarão que dorme a onda leva. 

Abstenção é ato covarde

Vereadores e deputados não gostam desse meu posicionamento, mas é uma realidade. Aquele que entra na política e não tem coragem de defender suas ideias, convicções ou mesmo defender o lado em que está (por mais que não concorde) está no lugar errado. O político precisa ter posicionamento, é sim ou não. Ser da base aliada, ter espaços na municipalidade, estar ao lado dos chefes dos Executivos só quando anunciam melhorias e projetos que lhes convêm e na hora de um encaminhamento mais polêmico se abster, na minha avaliação, é um ato de covardia. É aquele negócio: pra cobrar carguinhos são uns tigrões, pra defender o prefeito umas tchutchucas.

Nilton Veronesi

Política

Nunca ‘café com leite’, sempre contundente. Esta é receita imbatível de Niltinho Veronesi para a sua coluna política, que destrincha os bastidores e traz ao público informações exclusivas, sempre com sua opinião firme e irreverente

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!