Um alerta feito pelo vereador Mário Goulart Ferreira (MDB) assusta. Um dos pontos turísticos mais frequentados da nossa região está sumindo, a Lagoa da Jagua. “Recebi uma foto de um píer onde mergulhávamos e tinha de um metro e meio a dois metros de nível, hoje está com 50 centímetros”, explicou o parlamentar, que pediu que a prefeitura fizesse um estudo hídrico para as comunidades que dependem daquela água para abastecimento das casas e empresas. Centro, Costa da Lagoa, Encruzo, Arroio Corrente, enfim, cerca de 15 mil moradores recebem o abastecimento vindo da lagoa. Pepinão pro prefeito resolver!
Fator Pepê
Trabalho há mais de 12 anos na imprensa local, e o assunto “Redragagem do Rio Tubarão” é batido, velho, discutido e nunca resolvido. A coisa mudou de figura após o deputado estadual Pepê Collaço (União Progressistas) assumir a bandeira. A “obra” saiu do blá blá blá e foi pra ação. Primeiro, com a atualização dos projetos de redragagem e desassoreamento do Canal da Barra, em Laguna. Agora, com a inclusão do valor para execução do primeiro lote, na LDO de 2026. Relembrando: após uma negociação entre governo de SC e Bancada do Sul na fatídica votação do empréstimo de R$ 700 milhões que custearão obras no norte do Estado, o parlamentar tubaronense convenceu os deputados sulistas de que não seria justo não pingar “um centavo” sequer daquela grana toda para nossa região. Para não atrapalhar o encaminhamento da votação na assembleia, o Estado se comprometeu a incluir 10% do valor do Finame para as obras. Governador Jorginho Mello cumpriu a promessa, e uma camarada aí deu mais uma barrigada, dizendo que o chefe do Executivo catarinense não havia se comprometido.
De que lado Schiochet estará?
O deputado federal catarinense e presidente do Conselho de Ética da Câmara, Fabio Schiochet (União Progressistas), recebeu a lista dos parlamentares de direita que obstruíram pauta na última semana, pedindo que fosse pautada a anistia e o fim do foro privilegiado. Três de SC estão no rol: Carol de Toni, Júlia Zanatta e Zé Trovão, todos do PL. Schiochet tem 72 horas para analisar e designar quem será o relator do processo. Agora ele não poderá ficar ensaboadamente, como é seu perfil, em cima do muro.
Alinhamento do PSD com Jorginho
Notícias vindas da capital de todos os catarinenses dão conta de que o governador Jorginho Mello (PL) e o presidente da Alesc, Julio Garcia (PSD), estão com discurso alinhadíssimo. Entre os pessedistas, há quem firme o pé que o partido estará com o governador, indicando o vice, que poderia ser o próprio Julio ou o prefeito de Floripa, Topázio Neto. A briga seria pro Senado, já que alguns nomes estão trabalhando pela vaga, como Carol de Toni (PL), Esperidião Amin (União Progressistas) e Carlos Bolsonaro (PL). O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), também poderia ter a indicação. Neste cenário, perderia força o MDB, que na negociação pode abocanhar mais uma vez a presidência da Alesc, suplência no Senado e algumas secretarias.
Política
Nunca ‘café com leite’, sempre contundente. Esta é receita imbatível de Niltinho Veronesi para a sua coluna política, que destrincha os bastidores e traz ao público informações exclusivas, sempre com sua opinião firme e irreverente