> Amurel
Rota municipalista
Os prefeitos dos municípios da AMUREL reuniram-se na sede da associação para ouvir o presidente da FECAM, Topázio Neto, que não veio falar de Tik Tok, e sim do projeto ambulante da federação. O projeto Rota Municipalista, que fortalece a escuta ativa e a aproximação entre a federação e os municípios, quer preparar as administrações municipais para o COMAC-SC 2025 – o maior congresso municipalista de Santa Catarina, que acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de setembro, em Balneário Camboriú, e para o Prêmio FECAM – Práticas de Excelência 2025 – iniciativa que valoriza experiências bem-sucedidas de gestão pública. No encontro a FECAM também fez a entrega de carteirinhas institucionais a prefeitos e vice-prefeitos da região.
> Amurel
Pepê Collaço e Zé Milton
O Progressistas da AMUREL já começa a se mobilizar para a campanha eleitoral do próximo ano, fazendo a lição de casa e mobilizando duas de suas principais lideranças no sul. Os deputados Zé Milton e Pepê Collaço reuniram apoiadores no último final de semana, em Gravatal, para consolidar uma “dobradinha” para o próximo pleito. Na presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças da sigla, anunciaram o acordo estratégico da dupla: Pepê Collaço concorrerá novamente a deputado estadual e Zé Milton vai tentar uma vaga na Câmara Federal. Certamente a representação da região sai fortalecida.
> Tubarão
Lei Aldir Blanc
Os recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) começam a ser organizados para fomentar a cultura em Tubarão. A Fundação de Cultura realizou esta semana uma oitiva pública que marcou o início da construção dos editais que vão escolher os projetos culturais que serão beneficiados. O evento reuniu agentes e gestores culturais, conselheiros do Conselho Municipal de Cultura, membros das setoriais e representantes de sociedade civil. Após palestra com a consultora Larisa Hemkemeier, os participantes discutiram sobre como os recursos serão aplicados. O direcionamento é para que os editais contemplem projetos culturais, para dividir os R$ 770 mil advindos do Ministério da Cultura.
> Pescaria Brava
Bravinha
A prefeitura de Pescaria Brava está investindo na inclusão social e na mobilidade urbana, com a instituição do Projeto Bravinha, uma política pública inovadora de transporte coletivo gratuito para toda a população. A nova medida estabelece o direito universal ao transporte público gratuito no município, beneficiando diretamente moradores das 14 comunidades e visitantes. O transporte público grátis inicia no mês de agosto, quando o veículo, carinhosamente apelidado de Bravinha, fará o trajeto entre comunidades e pontos estratégicos da cidade, com horários programados ao longo do dia, tanto no período da manhã quanto da tarde. Em datas especiais, como eventos e campanhas de saúde, o transporte será ampliado. Boa sacada do prefeito Luiz Henrique Castro de Souza.
> São Ludgero
Lar Legal
São Ludgero tem impulsionado o programa de regularização fundiária, denominado Lar Legal, resolvendo diversas situações de posse de imóveis. Na última semana numa cerimônia marcada por muita emoção, foram entregues os títulos de propriedade, por meio do programa, a dezenas de famílias do município. A solenidade contou com a presença do prefeito Paulo Sérgio Lorenzetti, que destacou o empenho da administração municipal em promover a regularização fundiária como forma de garantir dignidade e segurança jurídica às famílias ludgerenses. O Programa Lar Legal é uma iniciativa do Poder Judiciário catarinense que busca legalizar áreas ocupadas de forma irregular há muitos anos, com documentação oficial registrada em cartório.
Enfoque regional
Uma agenda positiva dos acontecimentos nos municípios da Amurel para que os leitores possam conhecer, comparar e discutir as iniciativas que contribuem com o desenvolvimento das cidades