Segunda-feira, 25 de setembro de 2023
Tubarão
18 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
18 °C
16 °C

COLUNISTAS

Força Jovem Fumacense

19/09/2023 20h21 | Atualizada em 19/09/2023 20h21 | Por: Samuel Woyciekowski

A Força Jovem Fumacense (FJF), que há 35 anos promove uma das festas mais tradicionais de Morro da Fumaça, retorna com o evento que não ocorria desde 2019 devido à pandemia. A festa, que antecede o icônico desfile de carros alegóricos das equipes, acontecerá neste sábado, dia 23, e reunirá atletas e simpatizantes no Sonho Dourado Centro de Eventos. Os ingressos são limitados e estão disponíveis na Forneria Maccari, Lanchonete do Bolinha e também com os atletas dos times que fazem parte da FJF. As atrações que irão fazer parte da celebração neste próximo sábado incluem Elton e Everton, Mari e Rafa, Bruninho e Sipe, ADJ e Dj Alyson.

Delegado-geral 

Mais uma vez, Santa Catarina se destaca nacionalmente por conta de uma operação da polícia que investiga corrupção e esquemas fraudulentos no Estado. Muita gente comenta que aqui está havendo muita corrupção, mas, na verdade, o que está ocorrendo é uma maior investigação e trabalho por parte da Polícia Civil. Se há grande ocorrência de crimes descobertos, é porque a polícia está trabalhando. Gostaria de destacar mais uma vez o excelente trabalho do delegado-geral, Ulisses Gabriel. Ele é da região sul e por onde passa o dedo pesa sobre a bandidagem. Com certeza, sua marca já está registrada em Santa Catarina à frente da Polícia Civil.  
 
Inclusão social

A inclusão social das pessoas com deficiência é um tema que merece atenção e respeito. Por isso, quero parabenizar aqui o vereador Rogemar Pereira de Souza, que propôs um projeto de lei que institui o mês do Setembro Verde em Jaguaruna, para dar visibilidade a essa causa tão importante. O mês de setembro já é dedicado às pessoas com deficiência em diversos Estados e municípios pelo Brasil, como forma de conscientizar a população sobre a necessidade e a importância de oferecer acessibilidade e oportunidades para todos, independente de suas limitações físicas, mentais ou sensoriais.  A escolha do mês se deve ao fato de que no dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, instituído em 2005 pela Lei nº 11.133/2005.

Transporte público

Um questionário para a melhoria do transporte público em Jaguaruna está disponível para a população responder. Atualmente boa parte dos munícipes sofre com a falta desse serviço essencial. O questionário quer saber a opinião sobre a necessidade do itinerário do transporte público municipal. A participação da população é muito importante para garantir um transporte público eficiente para todos. O questionário está disponível no site oficial da prefeitura: [www.jaguaruna.sc.gov.br]. Essa é uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento e melhoria desse serviço, que deveria estar disponível para todos. Acesse o site e responda ao questionário. O transporte público é um direito seu, e uma necessidade de muitos.

Catástrofe no Rio Grande do Sul

12/09/2023 20h18 | Atualizada em 12/09/2023 20h18 | Por: Samuel Woyciekowski

Uma verdadeira catástrofe tem atingido nossos vizinhos gaúchos ao longo da última semana, devido aos temporais que afetaram mais de 340 mil pessoas em todo o Estado. Em Santa Catarina, diversas instituições em praticamente todas as cidades estão mobilizando esforços para ajudar nossos amigos. Infelizmente, ninguém estava preparado para uma tragédia natural de tal magnitude, resultando em mais de 40 mortes e mais de 40 pessoas ainda desaparecidas. Aqueles que viram as imagens se depararam com uma cena que remete a uma zona de guerra. Queremos expressar toda a nossa solidariedade ao Rio Grande do Sul. O Estado do Rio Grande do Sul criou uma conta especialmente para receber doações via PIX: CNPJ: 92.958.800/0001-38 / Banco do Estado do Rio Grande do Sul.

Se precisar, peça ajuda! 

Setembro Amarelo 2023 traz um importante lembrete: “Se precisar, peça ajuda!” Este é o tema deste ano, e devemos estar atentos aos fatores de risco relacionados ao suicídio. Esses fatores incluem o diagnóstico de doença psiquiátrica, tentativas prévias de suicídio, histórico familiar de comportamento suicida, presença de outros comportamentos autolesivos, abuso e dependência de álcool e outras drogas, abuso sexual na infância e comportamento impulsivo. Frases como “Que gostaria de sumir”, “Que não aguenta mais viver”, “Que não tem mais esperança”, “Nada mais faz sentido” ou “Sinto uma dor que não passa” podem indicar um sofrimento profundo que não deve ser ignorado. Além dos fatores individuais, fatores genéticos, biológicos e sociais também desempenham um papel importante. Situações como separação conjugal, desemprego, conflitos familiares e fácil acesso a meios letais podem agravar o quadro.  

Atente-se

Lembre-se, buscar ajuda é fundamental. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento gratuito na Rede de Apoio Psicossocial. Em casos de tentativa de suicídio eminente, ligue para o SAMU no número 192. Para apoio emocional e prevenção do suicídio, o CVV disponibiliza o número 188. Não hesite em procurar ajuda e, se você conhece alguém que está passando por dificuldades, ofereça seu apoio e encoraje essa pessoa a buscar ajuda também. O diálogo e o apoio são fundamentais na prevenção do suicídio.

Inclusão

A inclusão da pessoa com deficiência atualmente é uma pauta importantíssima que muitas vezes é deixada para trás, mas que necessita de nossa atenção. Recentemente os vereadores de Jaguaruna aprovaram o projeto de lei de autoria do vereador Everton da Silva Machado para instituição do Programa de Inclusão Esportiva para Crianças Autistas. Políticas públicas como essas são importantes, mas tem de haver também um trabalho de exigir que o município cumpra com as leis, dando oportunidade para que pessoas com deficiência tenham acesso ao esporte, lazer, educação e saúde pública, conforme previsto nas legislações. Neste mês, 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Esplanada Arena

05/09/2023 20h04 | Atualizada em 05/09/2023 20h04 | Por: Samuel Woyciekowski

O Balneário Esplanada, em Jaguaruna, estará movimentado neste verão com uma série de atividades físicas e educativas previstas no projeto Esplanada Arena. Uma iniciativa da comissão do campeonato de areia deverá oferecer diversas atividades esportivas, como futebol de areia, beach tennis, futvolei, mountain bike e atividades funcionais e socioambientais. O projeto é diferente de tudo que já houve e busca oferecer mais lazer para os veranistas e moradores do balneário. As atividades começam na segunda quinzena de dezembro. No dia 10 de fevereiro acontecerá o Dia D Esplanada Limpa, que pretende levar conscientização ambiental através de um mutirão de limpeza da orla. Quem tiver interesse em contribuir ou patrocinar o projeto Arena Esplanada pode entrar em contato pelo telefone (48) 9 8482-8952.

Lixo nas praias 

É incrível e triste a grande quantidade de lixo que está sendo retirada das praias por ações de voluntários de diversas comunidades de Jaguaruna. Ações foram realizadas em Arroio Corrente, Campo Bom, Balneário Esplanada e Balneário Torneiro. São dejetos dos mais variados tipos, grande maioria plásticos. Boa parte desse lixo vem dos rios com as chuvas e chega ao nosso litoral também através do oceano, até mesmo oriundo de outros países e décadas passadas. Eu vejo uma evolução do ser humano em ter mais cuidado com o meio ambiente, mais do que antes. Devagar, mas aos poucos estamos nos conscientizando, isso que importa. Acredito que devemos também educar a nova geração com educação ambiental nas escolas e em casa, os pais com os filhos. Cada um fazendo sua parte, tenho certeza de que em poucos anos podemos acabar com o lixo nos oceanos e na natureza.  

Circuito mundial

Mais uma vez, graças à Laje da Jagua, a cidade de Jaguaruna será destaque internacional com o circuito mundial de ondas grandes dos Gigantes de Nazaré. O evento está programado para acontecer entre os meses de abril e junho de 2024 e terá a participação de surfistas de diversos países. Um trabalho que começou há 20 anos com o surfista Zeca Scheffer, que insistia na existência de ondas gigantes na região e sempre buscava por elas. O que antes era lenda de alguns marinheiros que navegavam no século passado pela região se descobriu ser verdade. Zeca faleceu em 2006 em um acidente de carro aqui no sul, em trecho não duplicado da BR-101. Hoje sua memória é preservada pelo seu talento no surfe e persistência naquilo que acreditava. Thiago Jacaré e os Jagua Boys hoje representam o sul quando se fala em grandes ondas e sempre que podem trazem à tona o nome de Zeca. Com certeza, o homem fez história e sua memória permanecerá viva sempre.

Sequestro

29/08/2023 20h21 | Atualizada em 29/08/2023 20h21 | Por: Samuel Woyciekowski

Na última semana houve dois casos de sequestros em Santa Catarina envolvendo crianças, mas graças a Deus foram resolvidos. Isso reacendeu o alerta para garantir nossa segurança. É fundamental adotar medidas prudentes, como manter um perfil discreto, evitar ostentar riqueza e ficar atento sempre ao entorno. Comunique-se regularmente com amigos ou familiares, informando-os sobre seus planos e itinerários. Varie suas rotinas e horários para dificultar previsões. Escolha meios de transporte confiáveis, verificando a credibilidade dos motoristas e evitando compartilhar informações relevantes. Evite áreas perigosas e confie em seus instintos, recuando se algo parecer suspeito. Lembre-se: a prevenção é a chave para a sua segurança pessoal.

Segurança

A segurança pública é uma preocupação constante no Brasil, e recentemente a região enfrentou aumento nos roubos. É importante investir em medidas de segurança como câmeras para dissuadir a criminalidade e colaborar com vizinhos para fortalecer a segurança local. Hoje é possível comprar equipamento por pouco mais de R$ 100. Isso vai pelo menos auxiliar o trabalho da polícia na investigação e identificação dos criminosos. 

Posse de arma

Ainda defendo e sempre defenderei que empresários e pessoas com bens valiosos, desde que tenham histórico criminal limpo e saúde mental estável e mantenham exames toxicológicos atualizados, possam portar e usar armas para sua defesa. Isso é especialmente importante em regiões remotas e de difícil acesso. Acredito que, em situações atuais, é melhor proteger os inocentes trabalhadores do que poupar aqueles que poderiam ameaçar suas vidas. É uma questão de equilíbrio entre a segurança pessoal e a responsabilidade no uso de armas. Acredito que quem poupa o lobo sacrifica as ovelhas. Infelizmente, no contexto atual em que vivemos, prefiro ver a mãe de um assaltante e sequestrador chorando a de um inocente trabalhador, vítima de um sujeito sem o mínimo de condições de portar uma arma.

Setembro

O mês de setembro que se inicia traz consigo uma importante campanha: o Setembro Amarelo. Falo isso para que os nossos representantes do Poder Público e todos nós como sociedade nos atentamos para o fato. Todos nós, como cidadãos, temos a responsabilidade de promover o diálogo sobre saúde mental e suicídio. No primeiro ano da pandemia de covid-19, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda, em uma outra pesquisa, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial e divulgada à imprensa, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito no último ano. Um dado preocupante, pois isso afeta nossa sociedade como um todo. Ao longo do mês quero abordar mais sobre o assunto aqui na coluna.

Imprensa

22/08/2023 20h47 | Atualizada em 22/08/2023 20h47 | Por: Samuel Woyciekowski

O prefeito de Urussanga se envolveu em uma confusão com a mídia local e regional ao afirmar que os veículos de comunicação da cidade, todos com longa tradição, estão vinculados a uma organização criminosa que colabora com os jornalistas para “influenciar” o público. O atual prefeito, Gustavo Cancelier, usou palavras infelizes com meus colegas jornalistas, e também colocou em dúvida a inteligência da audiência que acompanha as notícias da região. Isso inclui a Rádio Marconi, que tem grande audiência na região de Jaguaruna. Quero expressar minha solidariedade aos colegas jornalistas e espero que a liberdade de imprensa continue operando durante este (des)governo.  

Ataque

O ataque e controle à imprensa é uma tática antiga que os governantes atuais estão utilizando. Niccolò Machiavelli, no livro “O Príncipe”, enfatizou o controle da informação e da opinião pública como parte da estratégia política. Ele argumentou que os líderes deveriam manter uma imagem forte e controlar a narrativa em torno de si mesmos. Isso pode ser interpretado como uma abordagem que pode envolver a manipulação da imprensa ou a restrição da liberdade de expressão para atender aos interesses políticos. Políticos que atacam ou manipulam a imprensa para atingir seus objetivos e se colocarem como vítima estão tomando um caminho sem volta. É uma mancha que uma pessoa pública jamais deveria carregar, principalmente quando os veículos se colocam à disposição para ouvir a outra parte. Grande parte da imprensa da nossa região é muito séria!

Pedido atendido

Na semana passada, apresentei aqui o manifesto dos residentes do Balneário Torneiro, que compareceram em grande número à Câmara de Balneário Rincão. Eles estavam buscando a intervenção do presidente da Cooperaliança, responsável pelo fornecimento de eletricidade na comunidade, para a instalação de iluminação ao longo da rodovia que conecta Rincão a Jaguaruna. O esforço conjunto da comunidade foi recompensado, pois ainda na semana passada deu-se início à instalação da rede de baixa tensão com cabo trifásico para a colocação da iluminação, o que proporcionará maior segurança aos moradores.

Partidos partidos

Percebo várias movimentações de partidos políticos se preparando para as eleições de 2024. O que me chama a atenção é que muitos parecem realmente “partidos”.  Em vez de envolver a população e atrair bons candidatos, alguns grupos se concentram apenas em apoio a uma única pessoa, em vez de buscar um ideal para o bem comum. Isso é um começo equivocado. A política deve ser feita para e com os outros, não pelos interesses individuais. É crucial evitar os erros do passado e priorizar a unidade e o bem-estar coletivo.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!