Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Tubarão
29 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
29 °C
16 °C

COLUNISTAS

Balneabilidade

24/01/2023 19h40 | Por: Samuel Woyciekowski

A questão das praias impróprias para banho na região da Grande Florianópolis virou notícia após um surto de contaminados. O principal motivo das praias impróprias para o banho é a falta de saneamento básico. Já citei em outras oportunidades aqui, mas sempre que você for viajar para alguma praia, entre no site: balneabilidade.ima.sc.gov.br. Lá você confere as praias próprias para banho. Em Jaguaruna, três pontos são testados semanalmente: canal do Camacho, na entrada de água do Chuveirão e na praia do Arroio Corrente, todos próprios para o banho nesta semana.

Saneamento

O saneamento básico deveria ser prioridade nos municípios. Muitas vezes deixado para trás, o saneamento garante o correto tratamento de água e esgoto, reciclagem do lixo e consequentemente mais saúde para a população. Segundo o Instituto Trata Brasil, a cada R$ 1 investido em saneamento básico economizam-se R$ 4 em gastos com o sistema de saúde pública. Os municípios precisam se atentar e buscar recursos através do Marco Legal do Saneamento Básico, que possibilita alternativas de financiamento e mecanismos para universalizar os serviços de saneamento básico no país até 2033, garantindo que 99% da população tenha acesso a abastecimento de água e 90%, à coleta e tratamento de esgoto.

Segurança

Agora com as voltas das aulas e fim de férias, muitos acabam deixando suas casas nos balneários da região, muitas vezes com eletrodomésticos e móveis. Quero destacar aqui o trabalho que a Águia realiza na região, com instalação de câmeras, sensores e até o botão de pânico para casos de emergência. A Águia Vigilância Eletrônica atende nos balneários de Jaguaruna e também em toda a região sul, não apenas para sua casa de veraneio, mas também sua residência ou comércio. Faça um orçamento pelo (48) 3465-6257.

Doação de mochilas

A vereadora Jorgia Guglielmi (PSDB), de Morro da Fumaça, iniciou recentemente uma campanha para doação de mochilas escolares, incentivando que mochilas usadas, se estiverem em desuso e com boas condições, sejam doadas para outras crianças, assim como uniformes escolares. Ação muito bacana. Às vezes a gente tem um vizinho, amigo ou parente que pode doar um uniforme ou uma mochila, já ajuda muito. Não tenho vergonha de dizer que, quando pequeno, muitas vezes, algumas roupas vinham de primos um pouco maiores e que eram muito úteis. Que sirva de incentivo e exemplo para você também fazer sua doação.

Abraço da semana

Quero mandar um abraço aqui a todo o pessoal do Bar e Lanchonete KAZAK’IU, em Tubarão. O pessoal sempre acompanha o jornal Folha Regional e pediu para mandar aquele abraço! Tá feito!

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!