Mais um feriadão se aproxima e nas estradas catarinenses, como sempre, espera-se um grande fluxo de turistas. Nesse momento, é imprescindível ter atenção redobrada e cuidado no trânsito. A segurança de todos depende das nossas escolhas responsáveis. Respeite rigorosamente os limites de velocidade estabelecidos, evitando colocar em risco a sua vida e a dos demais. Mantenha sempre uma distância segura em relação aos veículos ao seu redor, permitindo uma reação adequada diante de qualquer imprevisto.
Doação de sangue
Junho Vermelho é uma iniciativa crucial para conscientizar a população sobre a importância das doações de sangue. Esse mês foi escolhido estrategicamente, pois é um período em que tradicionalmente observamos uma queda nos índices de doação. Doar sangue é um ato de solidariedade e amor ao próximo. Uma única doação pode salvar várias vidas. Porém, os bancos de sangue enfrentam constantemente a escassez de estoques, o que pode impactar negativamente o atendimento a pacientes em situações de emergência. Em Jaguaruna o Hemosc esteve presente em um dia de coleta externa, e mais de 80 pessoas participaram da ação. Lembro que quem quiser doar pode se dirigir até o Hemosc de Tubarão, que atende até as 12h30, ou de Criciúma, que atende até as 18h.
ICMBio
Desde 2012, o Ministério do Meio Ambiente vem debatendo a criação de novas Reservas Extrativistas, após a proposta ter sido apresentada pela Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas e Costeiras Marinhas (Confrem) aos representantes do ministério e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Nesta quarta haverá uma reunião em Laguna para tratar sobre assunto, voltado ao Farol de Santa Marta. O Instituto Chico Mendes já dificulta demais o crescimento demográfico de nossa região. Mais de 10% da área geográfica de Laguna e 7% da área de Jaguaruna estão inutilizadas devido a restrições ambientais. Além disso, quem não se lembra do caso da baleia-franca encalhada no Balneário Esplanada, que ficou sem assistência por mais de três dias até ser sacrificada? O caso levanta questionamentos sobre a eficácia das medidas de proteção ambiental adotadas pelo instituto.
Meio ambiente
Quando critico o Instituto Chico Mendes não significa que sou contra a preservação do meio ambiente, mas, sim, que discordo da política que é aplicada. Na Semana do Meio Ambiente, acredito que seria mais benéfico para nossa região se o instituto estivesse mais presente e entendesse a realidade local, compreendendo o que é ou não benéfico para nós. É decepcionante ver que só ouvimos falar nos representantes do instituto quando se trata de impor novas políticas ou notificar proprietários de imóveis na região. Considerando o orçamento disponível, seria de se esperar uma presença mais ativa, com ações educacionais, incentivos financeiros para os municípios e apoio à fauna marinha. Aqueles que já precisaram contatar o IBAMA para realizar algum resgate animal em nossa região sabem como é frustrante. Eles raramente aparecem, e poucas pessoas sabem como agir em situação assim.
Cotidiano
Com opinião e análise, jornalista traz informações sobre política e os assuntos do dia a dia que impactam a vida do leitor