Hoje, 27 de setembro, é o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, uma data que visa sensibilizar a sociedade sobre a importância de ser doador de órgãos. Essa é uma atitude que pode salvar a vida de milhares de pessoas que esperam por um transplante no Sistema Único de Saúde (SUS). Para ser doador de órgãos, basta manifestar esse desejo aos seus familiares, pois eles serão os responsáveis por autorizar ou não a doação após a confirmação da morte encefálica. A doação de órgãos é um gesto de amor e solidariedade que pode fazer a diferença para quem precisa recomeçar. Lá você encontrará informações sobre os critérios, os procedimentos e os benefícios da doação de órgãos. Você também pode entrar em contato com a Central de Transplantes da sua região e tirar suas dúvidas. A doação de órgãos é um ato de generosidade que pode transformar a vida de muitas pessoas. Neste dia, vamos celebrar e incentivar essa causa que é de todos nós. Doe órgãos, doe vida!
Turismo SC
A Secretaria de Turismo (Setur) de Santa Catarina apresentou na última segunda-feira, dia 25, a sua nova marca turística. Com o slogan “Viva um estado de alegria”, a marca destaca a riqueza e a diversidade do potencial turístico catarinense. Na semana passada, tive uma breve conversa com o secretário de Turismo, Evandro Neiva, que anunciou que a Setur está desenvolvendo um site e também um aplicativo, que serão lançados em breve. Essas ferramentas vão usar tecnologia, filtros e inteligência artificial para mostrar os principais pontos turísticos de cada região, integrando os gestores municipais com o governo estadual.
Destaque
Durante a apresentação da nova marca Jaguaruna foi um dos destaques, com a notícia nacional: “Praia de Jaguaruna sediará etapa internacional do circuito de surf Gigantes de Nazaré”. Os olhares do governo do Estado estão voltados para o turismo na região sul do Estado, que há muito ficou invisível, mesmo com potencial enorme, com serra, mar, águas termais, áreas arqueológicas, turismo religioso e rural. Qual região do Estado tem tudo isso? Qual região do Brasil concentra todos esses potenciais? Se tem, ainda não tô sabendo...
Mais segurança
O Aeroporto de Jaguaruna receberá um investimento que melhorará a segurança da pista. A Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias do Estado obteve autorização para licitar a contratação do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI, sigla em inglês para Precision Approach Path Indicator), para a cabeceira 23. Assim, as duas cabeceiras contarão com esse equipamento essencial que indica a rampa ideal de aproximação para pouso aos pilotos. O investimento para a instalação desse segundo PAPI é de R$ 648 mil, sendo R$ 600 mil da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). O prazo para a realização da obra é de 180 dias após o término da licitação. O projeto que será licitado já foi avaliado e aprovado pela Aeronáutica.
Cotidiano
Com opinião e análise, jornalista traz informações sobre política e os assuntos do dia a dia que impactam a vida do leitor