O Balneário Esplanada, em Jaguaruna, estará movimentado neste verão com uma série de atividades físicas e educativas previstas no projeto Esplanada Arena. Uma iniciativa da comissão do campeonato de areia deverá oferecer diversas atividades esportivas, como futebol de areia, beach tennis, futvolei, mountain bike e atividades funcionais e socioambientais. O projeto é diferente de tudo que já houve e busca oferecer mais lazer para os veranistas e moradores do balneário. As atividades começam na segunda quinzena de dezembro. No dia 10 de fevereiro acontecerá o Dia D Esplanada Limpa, que pretende levar conscientização ambiental através de um mutirão de limpeza da orla. Quem tiver interesse em contribuir ou patrocinar o projeto Arena Esplanada pode entrar em contato pelo telefone (48) 9 8482-8952.
Lixo nas praias
É incrível e triste a grande quantidade de lixo que está sendo retirada das praias por ações de voluntários de diversas comunidades de Jaguaruna. Ações foram realizadas em Arroio Corrente, Campo Bom, Balneário Esplanada e Balneário Torneiro. São dejetos dos mais variados tipos, grande maioria plásticos. Boa parte desse lixo vem dos rios com as chuvas e chega ao nosso litoral também através do oceano, até mesmo oriundo de outros países e décadas passadas. Eu vejo uma evolução do ser humano em ter mais cuidado com o meio ambiente, mais do que antes. Devagar, mas aos poucos estamos nos conscientizando, isso que importa. Acredito que devemos também educar a nova geração com educação ambiental nas escolas e em casa, os pais com os filhos. Cada um fazendo sua parte, tenho certeza de que em poucos anos podemos acabar com o lixo nos oceanos e na natureza.
Circuito mundial
Mais uma vez, graças à Laje da Jagua, a cidade de Jaguaruna será destaque internacional com o circuito mundial de ondas grandes dos Gigantes de Nazaré. O evento está programado para acontecer entre os meses de abril e junho de 2024 e terá a participação de surfistas de diversos países. Um trabalho que começou há 20 anos com o surfista Zeca Scheffer, que insistia na existência de ondas gigantes na região e sempre buscava por elas. O que antes era lenda de alguns marinheiros que navegavam no século passado pela região se descobriu ser verdade. Zeca faleceu em 2006 em um acidente de carro aqui no sul, em trecho não duplicado da BR-101. Hoje sua memória é preservada pelo seu talento no surfe e persistência naquilo que acreditava. Thiago Jacaré e os Jagua Boys hoje representam o sul quando se fala em grandes ondas e sempre que podem trazem à tona o nome de Zeca. Com certeza, o homem fez história e sua memória permanecerá viva sempre.
Cotidiano
Com opinião e análise, jornalista traz informações sobre política e os assuntos do dia a dia que impactam a vida do leitor