Mesmo após a eleição, algumas fake news ainda continuam sendo divulgadas em forma de notícias. Nesta semana, a deputada federal Júlia Zanatta (PL) foi uma das vítimas de um veículo de imprensa conhecido nacionalmente. O “jornalista” confundiu um assessor parlamentar da deputada com o ministro do STF André Mendonça, alegando influência política do ministro com a bancada do PL, o que é considerado crime. Depois o site de notícias retificou a matéria fake, mas a burrada já estava feita. Pessoas compartilharam e outros sites também divulgaram, sem ao menos entrarem em contato com a legisladora. Imagina só se essa notícia fosse contra a esquerda... Iria virar matéria do Fantástico.
Fake news e política
As fake news têm sido um problema crescente na política. Elas são notícias falsas ou distorcidas que são amplamente compartilhadas com o objetivo de influenciar a opinião pública. O uso dessas notícias falsas pode levar a uma polarização política ainda maior e ao fortalecimento de ideias preconcebidas. É importante que as pessoas estejam cientes dos perigos das fake news e verifiquem a veracidade das informações antes de compartilhá-las. A imparcialidade e a verificação dos fatos são essenciais para uma boa prática jornalística e para manter a integridade do processo democrático.
Deputados
Nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, os 40 deputados estaduais eleitos em outubro do ano passado tomam posse e assumem efetivamente o cargo que deverão ocupar pelos próximos quatro anos. A Sessão Preparatória Solene de Posse dos Deputados Estaduais e Instalação da 20ª Legislatura está marcada para 9h, no Plenário Osni Régis, em Florianópolis, e terá transmissão ao vivo da TVAL, Rádio AL e das redes sociais da Alesc. Em Brasília, os deputados federais também assumem o seu posto. De todos os eleitos, 280 foram reeleitos e 233 estreiam ou voltam a ter um cargo na Câmara dos Deputados. Cada unidade da federação elege um número de parlamentares proporcional à população. Santa Catarina tem 24 deputados federais eleitos para a Câmara dos Deputados, que é a Casa baixa do Congresso Nacional.
Fiscalização
Os legisladores têm um papel importante na hora de criar leis e fiscalizar, mas cabe também à população fiscalizar o trabalhos deles. É importante que a população fiscalize o trabalho dos políticos e os pressione para que cumpram suas promessas e trabalhem em prol do bem-estar da comunidade. A participação ativa da sociedade é fundamental para garantir a transparência e a responsabilidade dos políticos, além de fomentar a democracia e o desenvolvimento do país. As pessoas podem fazer isso acompanhando o trabalho dos políticos, participando de atividades políticas, cobrando soluções para problemas locais. Ao fazer isso, a população pode ter papel ativo na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Cotidiano
Com opinião e análise, jornalista traz informações sobre política e os assuntos do dia a dia que impactam a vida do leitor