O governador eleito Jorginho Mello apresentou nesta semana parte da nova equipe que estará na gestão de Santa Catarina. Todas pessoas competentes e técnicas, com experiência nos cargos que irão ocupar. A nominata despertou um grande entusiasmo entre os simpatizantes, principalmente por serem pessoas com currículo excelente dentro da área que irão ocupar no novo governo.
Vamo que vamo
A frase que rotineiramente Jorginho costuma usar, “vamo que vamo”, nunca fez tanto sentido. Ele ainda não assumiu o cargo como governador, mas já está com o pé na estrada e mostrou para que veio nesses últimos dias, quando fez questão de acompanhar de perto a força-tarefa dos profissionais que estão atuando para minimizar os estragos provocados pelas chuvas em toda a Santa Catarina.
Vidas em risco
Toda chuva que dá em Santa Catarina coloca alguma região do Estado em risco. Acredito que grande parte dos estragos causados pela chuva se dão pelo fato de existirem muitas encostas. Vale lembrar também que praticamente toda cidade de Santa Catarina tem rios, como se o Estado fosse um grande vale. Nesse último temporal, vidas foram perdidas por conta da chuva, entre eles um militar do Corpo de Bombeiros, Thiago José Teodoro, que desapareceu no Rio Itajaí-Açu no município de Navegantes. Muito triste.
Prejuízo
Obviamente, nenhum prejuízo financeiro pode ser comparado à morte, mas há muitas pessoas que morrem um pouquinho quando perdem suas casas, carros e outros bens, a maioria em comunidades humildes, que levam anos para conquistar e hoje choram por não ter o básico após os temporais. É muito triste toda essa situação.
Saneamento
Grande parte dos alagamentos e prejuízos causados pela chuva acontecem pela falta de planejamento de gestores do passado. Acredito que o saneamento básico, que envolve o abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais, pode ser o grande passo para acabar com qualquer tipo de tragédia e prejuízo causados pelas chuvas. O que me deixa mais aliviado é saber que o presidente Jair Bolsonaro sancionou o Marco de Saneamento Básico do Brasil, prevendo que pelo menos até 2033 pelo menos 90% da população brasileira tenha acesso à água potável e ao tratamento e à coleta de esgoto.
Salva-vidas
Os bombeiros militares e também os guarda-vidas temporários já começaram a operação em todo o litoral de Santa Catarina. A partir deste mês os profissionais estarão todos os dias vigiando e orientando os banhistas no Estado. Fique sempre atento às bandeiras e não hesite em pedir informações para esses profissionais caso necessário.
Cotidiano
Com opinião e análise, jornalista traz informações sobre política e os assuntos do dia a dia que impactam a vida do leitor