O trabalho diário dos guarda-vidas no litoral de Santa Catarina chegou ao fim e, a partir de agora, bombeiros civis e militares estarão disponíveis para a população nas praias apenas nos fins de semana. Em Jaguaruna, os postos do Camacho, Arroio Corrente, Lagoa, Campo Bom (postos 2 e 4) e Esplanada Norte permanecerão em operação até o dia 9 de abril (semana da Páscoa). Infelizmente, apesar do trabalho árduo dos bombeiros no litoral catarinense, o número de afogamentos continua alto. No último fim de semana, mais um caso foi registrado, na Lagoa de Campo Bom. A maioria desses incidentes ocorre em locais sem a presença dos bombeiros.
Operação Mensageiro
A empresa Serrana Engenharia Ltda. e seu principal sócio estão sendo investigados pela Operação Mensageiro por suspeita de crimes de corrupção em contratos de coleta e destinação de lixo em Santa Catarina. Além disso, o Ministério Público de Santa Catarina denunciou servidores de cidades catarinenses por supostas irregularidades em licitações com a empresa. Lages, uma dessas cidades, teve seu prefeito preso por corrupção em um contrato superfaturado de R$ 5 milhões anuais com a Serrana Engenharia LTDA.
Jaguaruna x Serrana
O vereador Jailton de Lima (PP) trouxe informações sobre o vínculo entre o município de Jaguaruna e a empresa Serrana. O vereador apresentou o número do contrato e valores repassados à empresa para a coleta de lixo em 2021 e 2022. Jaguaruna, que possui território oito vezes menor que Lages e uma população muito menor (diferença de 137 mil), pagou mais de R$ 1 milhão por ano. O vereador afirmou ainda que vai solicitar as notas pagas à empresa e verificar possíveis irregularidades. Torcemos que não haja nada de mais.
Ficha limpa
O vereador Rogemar Pereira de Souza (União Brasil) apresentou na Câmara de Jaguaruna projeto que tem como objetivo instituir a Lei da Ficha Limpa Municipal para servidores públicos no município. Pessoas com condenação com trânsito em julgado serão impedidas de ocupar cargo público no âmbito municipal. Uma lei que visa reforçar a necessidade de cada vez mais termos pessoas de bem e capacitadas para ocupar cargo público. O cidadão que entra na vida pública precisa saber que estará sujeito a pagar por erros que cometer e deve ser impedido de atuar como servidor público.
Cotidiano
Com opinião e análise, jornalista traz informações sobre política e os assuntos do dia a dia que impactam a vida do leitor