Nesta semana recebi diversas mensagens de pacientes que procuraram o hospital de Jaguaruna para pronto atendimento e não tiveram oportunidade de serem atendidos. Um desses, uma criança com um membro inferior quebrado, foi encaminhado ao hospital de Tubarão e o atendimento também não ocorreu bem. A situação da saúde na região da Amurel não é uma situação fácil para quem precisa de atendimento com urgência. O tempo médio de espera ultrapassa cinco horas dependendo da situação.
Protesto
Em Tubarão, o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviço de Saúde de Tubarão e Região, o SINDSAÚDE de Tubarão, realizou na ontem, terça-feira, dia 24, um protesto em relação ao silêncio da direção do Hospital Nossa Senhora da Conceição pela garantia do direito em lei de receber as diferenças do piso nacional da enfermagem.
Saúde
A situação da saúde na região da Amurel, infelizmente, não se encontra em seu melhor estado. Esta região, que já foi um marco de bons cuidados de saúde no sul, tem enfrentado desafios significativos. A crise no Sistema Único de Saúde (SUS) não é um fenômeno recente, mas é inegável que a situação se agravou consideravelmente após o advento da pandemia. Observamos um aumento expressivo na demanda por serviços de emergência, principalmente devido a problemas respiratórios. É plausível supor que esta tendência esteja, em grande parte, relacionada às consequências da covid-19. A necessidade de fortalecer nosso sistema de saúde nunca foi tão evidente e urgente.
Acertou
O governador Jorginho Mello acertou em anunciar um pacote de medidas para minimizar os impactos das chuvas das últimas semanas em SC. O grande acerto na minha opinião é atender prontamente e deixar nas mãos da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) a concentração das doações para proceder o envio aos necessitados. As ações anunciadas vão desde parcelamento de fatura pela CASAN e suspensão de prazos pelo DETRAN a auxílio emergencial, entre outros, para pessoas físicas e jurídicas. Quem tiver alguma dúvida vale a pena procurar e se informar na internet sobre os benefícios.
Mais uma vez
Como já não bastassem as chuvas que passaram, uma nova frente fria deixa em alerta os moradores de Santa Catarina. Novamente o alerta foi dado por Ronaldo Coutinho e sua equipe, como na última vez. Segundo o meteorologista a chuva pode chegar até 200 mm no fim de semana, atingindo principalmente a região oeste, mas também afetando outras regiões do Estado. Como sempre, uma previsão é uma previsão, e não uma certeza do que está por vir, mas o importante é as pessoas se prepararem de alguma forma para caso o pior acontecer. Mas ficamos na expectativa para que nada de ruim aconteça.
Cotidiano
Com opinião e análise, jornalista traz informações sobre política e os assuntos do dia a dia que impactam a vida do leitor