Além da destruição e prejuízo para os moradores de diversas cidades de Santa Catarina por conta das chuvas torrenciais que caíram nos últimos dias, o comércio de Santa Catarina também sofreu um baque na economia. Conversei com alguns amigos nestes últimos dias justamente sobre a quantidade de turistas de todo o Brasil e do mundo que deixaram de frequentar Santa Catarina no último feriado. O mês de outubro em Santa Catarina é um período festivo e, neste ano, uma série de fatores naturais causou prejuízo a vários setores. Esse dado foi confirmado nesta última terça-feira após a divulgação de uma sondagem feita pela Fecomércio, que aponta que 72,8% das empresas consultadas tiveram redução de faturamento em decorrência dos eventos climáticos. Segundo os dados, o comércio apresentou perdas de 36,4%, o turismo de 35,6% e os serviços mostraram queda idêntica à da média do levantamento, 35,5%.
Notável
Acredito que o prejuízo tenha sido maior se levar em conta os pequenos empreendimentos comerciais e outros empregos indiretos que dependem do turismo em nosso Estado. A pouca movimentação na BR-101 neste último fim de semana deixa clara essa estatística divulgada pela Fecomércio. Obviamente que a segurança de todos tem que vir em primeiro lugar. Com chuvas fortes, estradas danificadas, incerteza sobre pontos de alagamento, o melhor que muitos fizeram foi ficar mesmo em casa. Aos prejudicados agora cabe correr atrás do prejuízo com as ferramentas que temos em mão.
Reerguer
Aos moradores prejudicados de alguma forma ou que perderam moradia cabe procurar seus direitos, seja no CRAS de sua cidade, sejam por leis municipais que dispõem sobre o tema. Algumas cidades possuem programas voltados para pessoas prejudicadas em situação de desastre natural, como foi o caso nas últimas semanas. Importante se informar, afinal cada município tem uma legislação.
Festa das crianças
Havia divulgado a festa das crianças no Balneário Torneiro dia 7 de outubro, porém, o evento acabou não acontecendo. A data foi adiada, e a festa agora será realizada dia 21 de outubro, sábado, às 14h. O evento será gratuito, no salão da Igreja Católica na comunidade. O pessoal do Torneiro tem acompanhado sempre a coluna e o Jornal Folha Regional e tem se movimentado bastante também nos últimos meses com diversas ações.
Cotidiano
Com opinião e análise, jornalista traz informações sobre política e os assuntos do dia a dia que impactam a vida do leitor