O auditório da ACIT, em Tubarão, recebeu na segunda-feira os deputados estaduais da região para nova rodada de conversa. A iniciativa é uma continuidade do projeto pelo voto em candidatos da Amurel, desenvolvido na eleição passada e que, como se vê, foi bem sucedido, considerando que a região ampliou para três o número de parlamentares na Alesc; só faltou o federal. Compareceram os três eleitos: Volnei Weber (MDB), Pepê Collaço (MDB) e Soratto (PL), licenciado do cargo por ser o atual secretário da Casa Civil.
Gargalos inviáveis
Estes encontros versam sobre demandas para a região levantadas por empresários. Nem todas dependem diretamente dos deputados, mas a ideia geral é de que, tendo representantes em outras esferas de poder, fica mais fácil obter resultados. Soratto, como braço direito do governo, tratou de mostrar na prática a situação dessas cobranças. Duplicação da SC-370, entre Braço do Norte e Tubarão, por exemplo. Ele adiantou que há três gargalos inviáveis para a duplicação, o que obrigaria a criação de rotas alternativas. Sugeriu uma audiência pública antes da finalização do projeto, previsto para se entregue em dezembro.
Prioridades
Na mesma toada de Jorginho Mello, Soratto afirmou na reunião com os empresários que não há dinheiro sobrando, que o Estado fechou o ano passado no vermelho. Por isso seria preciso definir prioridades. Disse isso em resposta ao pleito de um Centro de Eventos na região. Soratto acha que não é hora, o ideal seria reformar, primeiro, a Arena Multiuso, que aliás leva o nome de seu pai.
PP de Treze de Maio
Ex-presidente da Câmara de Treze de Maio, o vereador Micael Marcon Raldi, o Mica, é o novo presidente do PP no município. Seu mandato será de dois anos. Ele quer organizar o partido e buscar novos filiados, o que já começou a fazer com o ingresso de alguns ex-vereadores saídos de outros partidos. Entre eles o ex-MDB Jamil Ronconi, eleito o terceiro vereador mais jovem do país em 2008.
Eleição municipal
O Progressistas de Treze de Maio, a princípio, terá candidato próprio na eleição municipal. Falta definir o nome. Assim como discute eventuais coligações. Uma das possibilidades seria com o PL, que ainda deve ser criado no município. Ou, como alguns querem, uma improvável, quase impossível, coligação com o MDB do prefeito Neném Bardini.
Notícias e análises
Para quem quer saber o que movimenta a política e os seus bastidores, com a análise e a opinião do diretor da Folha Regional