Os candidatos adversários até tentaram, mas o eleitor de Tubarão não comprou a ideia de que a vitória de Estêner Soratto (PL) como prefeito e a consequente perda de uma cadeira na Alesc representariam menos recursos para a cidade. Esse, afinal, foi um dos motes principais da campanha de Carlos Stüpp (PSDB) com Dr. Jean (PP), para tentar fazer frente a candidatura de Soratto. A campanha do então candidato do PL entendeu o recado e tratou de rebatê-lo. Até no domingo, quando sua vitória já estava confirmada pelas urnas, Soratto e apoiadores usavam a camiseta verde com a frase de Jorginho Mello: “Mil vezes mais”. Era a garantia do governador, e uma resposta da campanha de Soratto, de que os recursos virão para a cidade.
Promessa
O resultado das urnas confirma a constatação de que tal crítica da oposição não colou. Soratto obteve 42.767 votos, contra 9.652 de Carlos Stüpp e 5.929 de Maristela Francisco (PT). Agora é esperar para ver se a promessa de Jorginho Mello vai mesmo sair do papel. O posto dos bombeiros em Oficinas está lá esperando.
Página virada
O discurso de renovação, de página virada, também pode ter ajudado no sucesso de Soratto. O fim precoce do governo de Joares Ponticelli e Caio Tokarski antecipou seu projeto de ser prefeito. Sua campanha explorou a promessa de uma nova história, depois de tudo que Tubarão viveu, e como nenhum outro de seus adversários ele soube usar as redes sociais. Candidatos acostumados à política tradicional terão de se adaptar aos novos meios digitais se quiserem se manter no páreo.
Ponticelli
Ponticelli fez uma campanha às pressas, e isso pode ter prejudicado seu desempenho, quando todos apostavam em seu retorno à Câmara. Mas ficou claro que os fatos recentes da Operação Mensageiro ainda estão vivos na cabeça do eleitor. A despeito do que a justiça vai dizer, isso também afetou seu resultado nas urnas. Não por acaso, volto a afirmar, a ideia de página virada foi tão bem usada pela campanha de Soratto.
Jaguaruna
Em Jaguaruna, a festa da vitória de Laerte Silva (Podemos), que conquistou inédita reeleição no município, teve participação expressiva de jovens eleitores. Esta foi uma eleição em que, no geral, o eleitor apontou para a renovação, e a dupla Laerte e Henrique Fontana parece ter captado isso. É também um alerta de que os demais partidos precisarão se adaptar para atender as novas demandas e assim conquistar o poder novamente.
Prévia de 2026
PL (90) e MDB (70) foram os partidos que mais elegeram prefeitos no Estado. No entanto, PSD, com 41 prefeituras, fica em segundo, atrás do PL, no número de votos que os prefeitos eleitos receberam e no percentual da população dos municípios que cada partido vai governar. Esses números já adiantam como deve ser 2026, com PL e PSD disputando o poder no Estado, e MDB e PP como aliados cobiçados.
Notícias e análises
Para quem quer saber o que movimenta a política e os seus bastidores, com a análise e a opinião do diretor da Folha Regional