O último verão em Jaguaruna assistiu à polêmica do acesso à Lagoa do Arroio Corrente. É através de um terreno particular, onde também funciona uma lanchonete, que motos e carros podem chegar à lagoa. Até que a proprietária do imóvel decidiu taxar a circulação dos veículos – R$ 20 a diária para carros e R$ 5 para motos, de modo que os recursos reverteriam em benfeitorias para o local. Houve quem não gostasse da taxação. A queixa de dois veranistas acabou chegando ao Ministério Público.
Estacionamento pago
Há algumas semanas a 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jaguaruna instaurou inquérito civil para apurar o caso. Estão sendo questionados órgãos como o próprio município de Jaguaruna, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e Instituto Municipal do Meio Ambiente.
Estacionamento pago II
O Ministério Público cita também um mirante construído pela prefeitura, por meio da Secretária Municipal de Esporte e Turismo, em 2021, para acomodar visitantes no local. Ou seja, a promotoria quer saber se não apenas a limitação do acesso à lagoa está regular, de acordo com as determinações dos órgãos competentes, como também agora questiona se o mirante edificado no local pelo Poder Executivo de Jaguaruna possui autorização ambiental. A conferir o desenrolar desta história.
Processos suspensos
Está suspensa a licitação para contratação de ônibus para o transporte escolar em Jaguaruna. Muita gente torceu o nariz para a proposta. Agora o município alega que houve erro na contagem da quilometragem das rotas. Outra licitação também suspensa é a que contrataria empresa para demolição de um prédio no Camacho, com alto risco de desabamento. Uma das concorrentes discordou do método escolhido (por implosão) e sugeriu o sistema tesoura hidráulica, a seu ver bem mais seguro. Ambas as licitações ainda não tiveram divulgados os novos prazos.
Mensageiro
A desembargadora Cinthia Beatriz da Silva Bittencourt Schaefer, relatora da Operação Mensageiro no TJSC, acatou requerimento de Darlan Mendes da Silva, ex-gerente de Gestão de Tubarão, para participar presencialmente das audiências de instrução. A primeira ocorreu nesta segunda-feira. As outras duas, em Tubarão, ocorrem nos dias 10 e 11 de julho. Já o vice-prefeito Caio Cesar Tokarski teve deferido o seu pedido de dispensa de comparecimento nas audiências.
Festa da Melancia
A Festa da Melancia, em Jaguaruna, pode entrar para o Calendário Oficial do Estado. De autoria do deputado estadual Pepê Collaço, a proposta ainda precisa passar pela Alesc. No momento, o projeto ainda tramita nas comissões parlamentares.
Notícias e análises
Para quem quer saber o que movimenta a política e os seus bastidores, com a análise e a opinião do diretor da Folha Regional