Vereador Felippe de Souza Tessmann (PL) foi empossado como novo presidente; ele fala sobre seus projetos para o mandato
O vereador Felippe de Souza Tessmann (PL), reeleito com 1.630 votos, foi empossado como presidente da Câmara de Tubarão para o biênio 2025/2026. A votação ocorreu no dia 1º e foi marcada por polêmica ao ter um único voto contrário, do vereador do mesmo partido Nilton de Campos (PL).
Até então, conforme acordo entre os vereadores, o primeiro ano desta nova legislatura seria presidido por Nilton de Campos (PL), que inclusive já havia definido os demais nomes de sua mesa diretora. Porém, o acordo foi rompido entre os demais vereadores do PL, alegando que Nilton não deveria ter convidado o Progressistas para a mesa diretora, neste caso o vereador Gelson Bento, como segundo vice-presidente.
Durante a votação, Nilton se manifestou contra a nova formação da mesa diretora, que tem o vereador Everson Martins (PSD) como 1º vice-presidente, o vereador Marcone (União Brasil) como 2º vice-presidente, a vereadora Paula Anacleto (PL) como 1ª secretária e o vereador Zaga Reis (PP) como 2º secretário. “Ainda tenho palavra e acho que acordos devem ser cumpridos, mas não está acontecendo”, declarou Nilton ao confirmar seu voto contrário à chapa vencedora.
O novo presidente, Felippe Tessmann, esclareceu que a determinação do PL era de que a presidência ficasse com os partidos da base governista e que os demais vereadores não concordaram com a indicação de Nilton ao sugerir que o vereador Gelson Bento ocupasse o cargo de 2º vice-presidente.
“O vereador Nilton sempre teve a intenção de trazer o partido Progressistas para as presidências, contrariando aquilo que o partido determinava, o que gerou um descontentamento entre os demais vereadores do PL e PSD. Foi quando indicaram o meu nome para a presidência”, explica Tessmann.
PL e PSD comandarão a Câmara
Conforme a votação, a Câmara de Vereadores será presidida no 1º ano por Felippe Tessmann (PL); no 2º ano por Everson Martins (PSD); no 3º ano por Rafael Gaspar Silvano, o Tchê (PSD); e no 4º ano por João Zaboti (PL). A mesa diretora do 2º biênio também já foi oficializada e terá João Zaboti (PL) como 1º vice-presidente; Everson Martins (PSD) como 2º vice-presidente; Maurício da Silva (PP) como 1º secretário; e Matheus Madeira (PT) como 2º secretário.
Projeto de construção da nova Câmara será reavaliado
A atual sede da Câmara de Vereadores está em área pertencente à Diamante Geração de Energia, em comodato, que precisa ser renovado, para que as instalações permaneçam em funcionamento no local. A Câmara possui terreno próprio próximo à Arena Multiuso, e estava em discussão o projeto da construção de uma nova estrutura, estimada em R$ 8 milhões.
Para o novo presidente, a obra não está entre as prioridades de sua gestão e precisa passar por reavaliações. “Eu e os demais presidentes sabemos da necessidade, mas acreditamos que essa obra é bastante vultosa e precisa de algumas ponderações. Nossa prioridade agora é renovar o comodato com a Diamante e buscar alternativas, como um local pronto, que possa abrigar a Câmara”, explica.
O presidente diz que já está em conversa com os demais vereadores e que analisam algumas opções de edificações prontas, que poderiam comportar toda a estrutura do Legislativo.
Harmonia com o Executivo
Apoiador do prefeito Estêner Soratto (PL), Felippe Tessmann diz que a expectativa é manter uma harmonia com o Poder Executivo.
“Desde que o Soratto era vereador sempre tivemos um bom alinhamento. Acredito que muito daquilo que eu anseio o prefeito já vai executar, e isso já facilita o nosso trabalho também. Vemos que todo o colegiado que assumiu agora e os vereadores estão com muita vontade de acertar, de resolver”, afirma.
Na avaliação do presidente, todos os vereadores eleitos estão no mesmo propósito, em prol de melhorias para a cidade. “PSD, PL e até o Progressistas e o PT farão suas argumentações, todos são livres, mas acredito que todos estamos nesse mesmo propósito. Todos estão de acordo pelo bem da cidade.”
Prioridades
Neste início de mandato, o novo presidente destaca que o diálogo com todos e a transparência farão parte de sua gestão à frente do Legislativo. A ideia é manter um alinhamento entre os vereadores que comandarão a Câmara nestes quatro anos. Uma reunião entre os quatro presidentes foi feita nos últimos dias.
“Isso é algo novo. Estamos decidindo em conjunto para que o trabalho tenha continuidade e alinhamento nos quatro anos”, diz.
Uma das prioridades do presidente é dar suporte para os vereadores e servidores da Casa. Nos próximos dias será feita uma reunião de recepção com treinamento para as novas equipes. Otimização de processos e digitalização de documentos também estão entre as pautas.
“Vamos reduzir o uso de papel e buscar novos sistemas de comunicação, além de melhorias nos computadores, para implantação dessas tecnologias, que facilitarão o trabalho dos vereadores e servidores da Casa”, comenta.
A comunicação com o cidadão também terá a atenção da nova gestão. O presidente pretende usar as redes sociais para divulgação dos trabalhos dos vereadores e criar programas com visitas de escolas à Casa Legislativa. O trabalho desenvolvido pela Procuradoria da Mulher da Câmara também deve ter continuidade. “A vereadora Paula Anacleto (PL) já manifestou interesse em assumir a Procuradoria e dar continuidade aos trabalhos”, ressalta.